AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Práticas Acadêmicas

O acadêmico desenvolverá uma mentalidade crítica e analítica das oportunidades e dos problemas que norteiam a sociedade e as organizações através de práticas acadêmicas. As práticas acadêmicas compreendem estágios curriculares, extra-curriculares, monitorias, participação em projetos de pesquisa e de extensão.



Programa de Bolsas

Existem dois programas de bolsas na UNISC, sendo que os alunos do curso de Farmácia podem concorrer à bolsas para os Laboratório de Ensino (PROLAB) e bolsas de ensino (PROBAE) para realizar atividades nos laboratórios de ensino da UNISC e junto aos docentes no desenvolvimento das disciplinas.



Estágios

Cursos 326 e 401

Estágio Supervisionado em Farmácia I – Atendimento à comunidade na Farmácia Escola prestando atenção farmacêutica no momento da dispensação de medicamentos e correlatos. Produção de medicamentos e cosméticos para a comunidade. Participação de feiras comunitárias esclarecendo dúvidas sobre os medicamentos, formas de armazenamento domiciliar, cuidados sobre automedicação e no tratamento de patologias crônicas.

Estágio Supervisionado em Farmácia II – Atuação do acadêmico em Farmácia, drogarias, hospitais, postos de saúde desenvolvendo atividades que visem incrementar a sua formação e contribuir diretamente com a comunidade em que está atuando. Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de curso, no qual desenvolve ações necessárias e importantes na comunidade.

Cursos 557 e 558

Estágio I – identificação do papel do profissional farmacêutico na comunidade, observação dos aspectos éticos da profissão. Concepção de saúde e doença.

Estágio II – caracterização do SUS, Assistência Farmacêutica e Política Nacional de Medicamentos, atuação junto aos Programa de Saúde da Família desenvolvendo atividades junto as famílias pertencentes aos PSFs.

Estágio III - Atendimento à comunidade na Farmácia Escola prestando atenção farmacêutica no momento da dispensação de medicamentos e correlatos. Produção de medicamentos e cosméticos para a comunidade. Participação de feiras comunitárias esclarecendo dúvidas sobre os medicamentos, formas de armazenamento domiciliar, cuidados sobre automedicação e no tratamento de patologias crônicas.

Estágio IV - Atuação do acadêmico em farmácia, drogaria ou distribuidoras de medicamentos e correlatos desenvolvendo atividades que visem incrementar a sua formação e contribuir diretamente com a comunidade em que está atuando.

Estágio V – Atuação do acadêmico em hospital desenvolvendo atividades relacionadas com o papel do profissional farmacêutico hospitalar e projetos que visem a melhoria dos serviços farmacêuticos prestados.

Estágio VI – Atuação do acadêmico em laboratórios de análises clínicas ambulatoriais e hospitalares, públicos ou privados, desenvolvendo atividades relacionadas com o papel do profissional farmacêutico e projetos que visem a melhoria dos serviços farmacêuticos prestados.

Estágio VII – Atuação do acadêmico em indústria de medicamentos, cosméticos, alimentos, centros de pesquisa e/ou laboratórios oficiais desenvolvendo atividades relacionadas com o papel do profissional farmacêutico e projetos que visem a melhoria dos serviços farmacêuticos prestados.

 



Extensão

Atividades desenvolvidas nas ESFs durante a realização do estágio II em saúde pública
Período: semestral
Objetivos: Vivenciar o cotidiano da comunidade para desenvolver habilidades a fim de intervir colaborativamente na mesma; desenvolver integralidade, bem como o trabalho em equipe; compreender conceitos e aplicá-los na rotina farmacêutica, buscando a promoção, proteção e recuperação da saúde; iniciar o acadêmico na prática da assistência farmacêutica no SUS, fazendo com que ele seja capaz de:
- conhecer e aplicar dos princípios e diretrizes do SUS;
- vivenciar e executar ações de promoção e proteção da saúde, na perspectiva da integralidade da atenção;
- desenvolver ações de saúde voltadas para o uso racional dos medicamentos e resolubilidade da atenção;
- desenvolver ações de Vigilância em Saúde (Sanitária, Epidemiológica e Ambiental);
- desenvolver ações multiprofissionais direcionadas à farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

 



Tecnologia farmacêutica a serviço da comunidade

Período: 2007 e 2008
Objetivo Geral: A partir da escolha pela equipe multiprofissional, produzir, embalar e analisar formulações constantes do Formulário Nacional para atendimento do receituário médico, para a população atendida pelos PSF´s, a preços subsidiados pelas atividades necessárias ao desenvolvimento das aulas teóricas das disciplinas envolvidas no projeto; - Treinamento dos acadêmicos de farmácia na área de manipulação de produtos; - Estímulo à população dos PSF´s em procurar o atendimento junto a equipe multiprofissional nos programas do PSF para restabelecimento das condições de saúde.

 



Incentivo à fitoterapia racional na ESF Margarida Aurora do município de Santa Cruz do Sul, RS
Período: desde 2007
Objetivo Geral: Realizar um trabalho em educação e saúde, que promova a prática da fitoterapia racional na ESF Margarida Aurora como uma medicina alternativa, envolvendo o cultivo e o preparo das plantas medicinais pela comunidade com segurança, eficácia e qualidade, colaborando para a diminuição de gastos familiares com a aquisição de medicamentos e servindo como fonte de renda alternativa.

 



Saídas a campo

Visitas às indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos e correlatos. Este tipo de atividade tem sido programado semestralmente em diversas disciplinas como: Introdução às ciências farmacêuticas (1º sem); Operações unitárias aplicadas à farmácia (3º sem); Cosmetologia (6º sem); Controle de qualidade de medicamentos (7º sem); Toxicologia clínica (7º sem); Tecnologia farmacêutica (7º e 8º sem).

 

 

Destaques

Eventos

Media Center

MENU PRINCIPAL