O NIFAE é o setor de apoio e assessoria ao desenvolvimento dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios da UNISC, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Compete ao NIFAE

• I – zelar pelo cumprimento do Regulamento dos Estágios dos Cursos de Graduação da UNISC, prestando assessoria e serviços administrativos, sempre que necessário, à PROGRAD, aos coordenadores de curso e professores-orientadores de estágio;
  • II – zelar para que os estágios curriculares sejam realizados em locais que tenham efetivas condições de proporcionar aos estagiários experiências profissionais ou de desenvolvimento sociocultural e científico;
  • III – elaborar o Termo de Compromisso de Estágio, mediante informações fornecidas, no Plano de Atividades, pelas organizações concedentes de estágio e estagiário;
  • IV – elaborar e dar os devidos encaminhamentos aos instrumentos de avaliação dos estágios não- obrigatórios;
  • V – representar a UNISC perante agente de integração e organizações concedentes de estágio;
  • VI – manter atualizadas a documentação e legislação educacional pertinentes aos estágios curriculares;
  • VII – deliberar, conjuntamente com a PROGRAD, sobre assuntos inerentes aos estágios;
  • VIII – comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas.

Estágios Obrigatórios:

• 1º Matrícula na disciplina; (estudante)
  • 2º Orientação do Coordenador de Curso/Estágio/Orientador;
  • 3º Contato com a Concedente de estágio; (estudante)
  • 4º Preenchimento do formulário do Plano de Atividades do Estágio Obrigatório (Licenciatura ou Bacharelado), disponível na página do Nifae, em Documentos; (estudante)
  • 5º Entrega do Plano de Atividades, digitado e impresso em duas vias, na Coordenação do Curso, nos prazos estabelecidos. A Coordenação do Curso, após o parecer e assinatura do Coordenador de Curso/Estágio/Orientador, encaminha uma via ao NIFAE, para elaboração do Termo de Compromisso. Os Termos de Compromisso são emitidos e impressos em três vias e, após, são encaminhados às Coordenações de Curso, para que sejam entregues aos alunos;
  • 6º Retirada  do Termo de Compromisso na Coordenação do Curso, para coleta das devidas assinaturas; (estudante)
  • 7º Devolução de uma via do Termo de Compromisso ao NIFAE, com as assinaturas da Concedente e do Estagiário, para formalização do Estágio; (demais vias: uma do estudante/estagiário e uma da concedente)
  • 8º Os demais procedimentos são definidos pelo Curso, de acordo com Regulamento aprovado pelo CONGRAD (Carta de apresentação do estagiário, ficha ponto, controle das orientações, ficha de avaliação....)

Estágios Não Obrigatórios – Estudante selecionado:

• 1º Contato com a Concedente de estágio ou Agente de Integração;
  • 2º Preenchimento do formulário do Plano de Atividades do Estágio Não Obrigatório, disponível na página do NIFAE, em Documentos;
  • 3º Entrega do Plano de Atividades, digitado e impresso em duas vias, no mínimo, no NIFAE, que o encaminha à Coordenação do Curso.  A Coordenação do Curso, após o parecer e assinatura do Coordenador de Curso/Estágio/Orientador, as devolve ao NIFAE, para elaboração do Termo de Compromisso.
    • Obs.: Quando o Termo de Compromisso for confeccionado pelo NIFAE, após aprovação do plano de atividades, a Concedente precisa providenciar um seguro contra acidentes pessoais, para o estagiário(a), e encaminhar cópia do seguro para o NIFAE. (A Concedente receberá um e-mail avisando que o plano foi aprovado.)
  • 4º A partir do recebimento da cópia do seguro, o NIFAE elabora, em até 10 dias úteis, o Termo de Compromisso, e encaminha por e-mail para a pessoa de contato na Concedente.
  • 5ª A Concedente imprime o termo em três vias e o assina no campo correspondente. Após, o estudante devolve todas as vias ao NIFAE, que providencia a assinatura institucional, formalizando, assim, o estágio.