A Unisc

O Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo – PMT-VRP tem como objetivo promover a geração, gestão e difusão do conhecimento científico-tecnológico, visando o desenvolvimento regional, em especial nas áreas de Alimentos, Biotecnologia, Materiais, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Saúde. Esse trabalho tem se desenvolvido com a união dos esforços da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo – COREDE/VRP, de outras instituições da comunidade regional, e com o apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDECT e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Pelas atividades que desenvolve, o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo – PMT-VRP vem assumindo posição de interação entre as demandas tecnológicas da comunidade regional e as atividades de pesquisa, extensão e prestação de serviços da Universidade.

Missão

Promover a geração, gestão e difusão do conhecimento científico-tecnológico, visando o desenvolvimento regional.

Visão

Promover ações voltadas à melhoria da qualidade de vida regional através de atividades envolvendo a ciência e tecnologia como ferramentas de desenvolvimento social e dos setores produtivos.

8h às 12h - 13h30min às 17h30min

Curta nossa página no Facebook.

Alimentos

- Processos de produção de alimentos;
- Desenvolvimento e controle de qualidade de produtos;
- Diversificação agrícola.

Materiais

- Processos de produção de materiais;
- Reciclagem de termoplásticos;
- Desenvolvimento e controle de qualidade;
- Estudos envolvendo blendas e compósitos poliméricos.

- Gestão para a produção mais limpa e tecnologias limpas;
- Tratamento de efluentes;
- Tratamento de águas de abastecimento;
- Tratamento de resíduos;
- Controle da poluição do ar;
- Recuperação de áreas degradadas;
- Monitoramento ambiental.

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação:
- Gestão do conhecimento;
- Sistemas de apoio à decisão;
- Recuperação de informação;
- Gestão por processo.

Microeletrônica:
- Sistemas embarcados;
- Automação Industrial;
- Sistemas de controle e robótica;
- Controladores de logística programável.

Biotecnologia

- Biodinâmica Humana;
- Biologia celular, molecular e biotecnologia;
- Genética Humana;
-Tecnologias de prevenção e remediação da poluição.

- Saúde Coletiva;
- Reabilitação em Saúde e suas Interfaces,
- Biodinâmica Humana, Estilo de Vida e Saúde da família, da escola e do trabalho.

Natureza

Órgão de caráter consultivo, constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade regional, para auxiliar na definição das diretrizes gerais de atuação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo.

Competência

• Auxiliar a Unidade Gestora na interlocução com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDECT;
  • Acompanhar a tramitação dos projetos no âmbito do PMT-VRP;
  • Auxiliar a Unidade Gestora na remoção de fatores limitadores à conclusão dos projetos apoiados;
  • Emitir parecer de aceite de conclusão de projetos;
  • Fiscalizar o cumprimento do conteúdo dos protocolos de intenções e convênios apoiados;
  • Acompanhar a continuidade dos programas de apoio ao desenvolvimento tecnológico da região, mesmo após a conclusão dos projetos apoiados.

Relação de Gestores do PMT/VRP

- Silvio Cesar Arend
Período: setembro de 1994 a maio de 1995.

- Marco Antônio Vargas
Período: maio de 1995 a fevereiro de 1997.

- Lourdes Terezinha Kist
Período: março de 1997 a janeiro de 1998.

- Erica Karnopp
Período: janeiro de 1998 a abril de 2000.

- Rogerio Leandro Lima da Silveira
Período: maio de 2000 a julho de 2000.

- Adriane de Assis Lawisch Rodriguez
Período: agosto de 2000 a março de 2006.

- Liliane Marquardt
Período: março de 2006 a março de 2008.

- Ênio Leandro Machado
Período: março de 2008 a outubro de 2008.

- Liane Mahlmann Kipper
Período: outubro de 2008 a agosto de 2009.

- Jorge Luiz Amaral de Moraes
Período: agosto de 2009 até janeiro de 2010.

- Adriana Hintz Eick
Período: janeiro de 2010 até agosto de 2015.

- Andreia Rosane de Moura Valim
Período: agosto de 2015 a julho de 2016.

- Michele Braun
Período: agosto de 2016 - dezembro de 2021.

- Rafael Kirst
Período: janeiro de 2022 - atual.

- O Serviço Tecnológico em Oleoquímica corresponde ao atendimento de demandas de:
1. Extração de óleo;
2. Produção de biodiesel;
3. Análises de óleo e biodiesel;
4. Definição de aspectos importantes para a produção de óleo e biodiesel;
5. Aproveitamento de subprodutos;
6. Resolução de problemas ambientais e tecnológicos relacionados a oleoquímica.

- O serviço é realizado por professores ou pós-graduandos, vinculados à área de oleoquímica.

- As análises que podem ser realizadas neste serviço tecnológico são:

*Análises que não estão elencadas na tabela acima, poderão ser atendidas buscando a parceria de outros profissionais da universidade, sendo avaliadas caso a caso, dependendo da demanda.

- Serviços relacionados à consultoria na produção de óleo e de biodiesel poderão ser realizados como uma demonstração do processo, indicando cuidados na execução e ou de relatório com um conjunto com resoluções propostas a partir do relato do solicitante.

- Neste serviço não será realizada avaliação in loco de processos.

- Os serviços serão prestados no Laboratório de Oleoquímica e Laboratórios da Central de Análises, onde estão alocados os equipamentos de análise química necessários, e no Bloco 55, área de plantas piloto e Laboratório de Síntese, onde estão instaladas as plantas de extração e purificação de óleo, de biodiesel, centrífuga de bancada e equipamento para análise de estabilidade oxidativa.

Informações e orçamentos através do e-mail pmt@unisc.br.