A Unisc

Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul - tem seu embrião na Gráfica da APESC, criada em 1978. Funcionava em offset e imprimia material de expediente (fichas, formulários, boletins, manuais etc), as provas dos vestibulares e os primeiros periódicos: Revista do CEPA (1974), do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas e a Signo (1975), do Departamento de Letras. A partir da aquisição da gráfica, a Signo n.4 e Revista do CEPA n.7, além de editoradas também são impressas na citada gráfica que, em 1994, passou a denominar-se Gráfica Leo Quatke. Em 2005 decidiu-se pela desativação da gráfica,optando-se por serviços de impressão terceirizados.

Sobre os demais periódicos: em 1988 começa a publicação do Caderno de Pesquisa (revista do Departamento de Biologia e Farmácia); em 1990, Reflexão e Ação (revista do Departamento de Educação); em1994, Revista do Direito (revista do Departamento de Direito) ; em 1995, Ágora (revista do Departamento de História e Geografia); em 1996, Estudos do CEPE (revista do Departamento de Ciências Econômicas); também em 1996, Redes (revista do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional);em 1997, Tecno-lógica (revista do Departamento de Química e Física) e em 2000, Cinergis (revista do Departamento de Educação Física e Saúde). Atualmente os periódicos são disponibilizados em formato eletrônico no site da UNISC (www.unisc.br/publicações) .

Os primeiros livros com a logomarca APESC datam de 1978: A campanha de nacionalização do Estado Novo em Santa Cruz do Sul , de Maria Hoppe Kipper ; Santa Cruz : de colônia a freguesia, de Hardy Elmiro Martin e Dr. Heinz von Ortenberg: médico do Kaiser, de Leandro Teles , impressos fora.

Os primeiros livros inteiramente editorados e impressos na Gráfica Universitária datam de 1985 : Na condição de mulher, de Suzana Albornoz e Conceição Carrion ; Ciência jurídica e seus dois maridos, de Luiz Alberto Warat.

A criação da Comissão Editorial da FISC (Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul) em 1987 e a fundação da Livraria e Editora ,unidas, em 1989, marcam o início das atividades editoriais institucionalizadas. Mas é a partir de 1993,com a criação da UNISC, que a Edunisc começa a se estruturar como tal com a definição das Normas Editoriais construídas coletivamente pela comunidade acadêmica no Seminário sobre Política Editorial, realizado em 1993. Em novembro do mesmo ano, nasce oficialmente a Edunisc, agora desmembrada da Livraria. A primeira publicação com o selo Edunisc e o respectivo registro oficial no sistema ISBN (nº 85869) acontece em abril de 1995 com o livroPotencial hidroenergético da Bacia Hidrográfica Rio Pardinho/RS de Luiz Silvio Scartazzini.

Integra a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e está associada à Câmara Riograndense do Livro (CRL). Tem classificação Qualis – Editoras : “B”

A linha editorial contempla as áreas : Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Linguística, Letras e Artes, Literatura Infanto-Juvenil e Adulta.

Av. Independência, 2293 – 96815-900 – Santa Cruz do Sul – RS

Fones: 51-3717-7461 e 51-3717-7462