A Unisc

A UNISC foi a terceira instituição de ensino superior do Brasil e a primeira do Estado do Rio Grande do Sul a protocolar o seu pedido avaliação externa, junto aos órgãos competentes, conforme as determinações da Resolução nº 1/2005, da CONAES.

Em junho de 2006, sob as “Diretrizes e Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Ensino Superior”, a Universidade recebeu a Comissão de Avaliação in loco. A UNISC recebeu conceito 5 na Avaliação Institucional Externa. Os parecer dos avaliadores expôs, entre vários aspectos, o seguinte:

A Comissão de Avaliação Institucional para fins de avaliação externa da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, constituída pelos professores Jayme Ferreira Bueno, Maria Odette de Pauli Bettega e Vera Mariza Henriques de Miranda Costa, Avaliadores Institucionais, foi designada para proceder à avaliação institucional da UNISC de acordo com os parâmetros do SINAES. A visita realizou-se nos dias 31 de maio, 1.º, 2 e 3 de junho de 2006. A Comissão, considerando as médias obtidas pela IES nas DIMENSÕES, é de PARECER UNÂNIME que a UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL é Instituição de elevado nível de comprometimento com a educação, e não só com a educação superior, com a sociedade e com a formação do profissional e do cidadão. Pode ser considerada referência em termos de Avaliação Institucional, pelo caráter pioneiro de suas ações e pela qualidade do trabalho que desenvolve nessa e em outras áreas de sua atuação e pela sua inserção regional, contribuindo para o desenvolvimento da área geográfica em que se situa. (Relatório de Avaliação Institucional Externa da UNISC, p.41)

No ano de 2010, tendo em vista uma das etapas do processo de recredenciamento da Universidade no Sistema Nacional de Educação Superior, a UNISC submeteu-se, novamente, ao processo de Avaliação Institucional Externa.

A visita da Comissão de Avaliação in loco ocorreu no mês de agosto daquele ano. Mais uma vez, a Instituição obteve conceito 5 (nota máxima) no processo de avaliação externa. Entre as várias considerações relatadas no Relatório Final da Comissão, destaca-se o seguinte:

O planejamento de ações, a avaliação dos processos e resultados de cada setor e a análise dos instrumentos de auto-avaliação são coerentes com o previsto no PDI da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. Antes da vigência da lei que criou o instrumento SINAES a IES já utilizava mecanismos próprios de avaliação institucional (desde 1993), efetuada pela CAI (Comissão de Avaliação Institucional). A atual Comissão Própria de Avaliação – CPA - está implantada desde 2004 e é operacionalizada por um departamento específico (Assessoria de Avaliação Institucional) e atende aos dispositivos legais, seja na sua constituição e na execução dos procedimentos administrativos, seja na aplicação e avaliação dos resultados apurados. Observou-se que há participação dos gestores, professores, alunos, pessoal técnico-administrativo e da comunidade, todos devidamente indicados por seus pares. O planejamento de ações administrativas e acadêmicas futuras é desenvolvido e executado como resultado dos relatórios de cada uma das avaliações (internas e externas). (Relatório de Avaliação Institucional Externa da UNISC, p.16)

 

MENU PRINCIPAL