O NIFAE é o setor de apoio e assessoria ao desenvolvimento dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios da UNISC, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Compete ao NIFAE

• I – zelar pelo cumprimento do Regulamento dos Estágios dos Cursos de Graduação da UNISC, prestando assessoria e serviços administrativos, sempre que necessário, à PROGRAD, aos coordenadores de curso e professores-orientadores de estágio;
  • II – zelar para que os estágios curriculares sejam realizados em locais que tenham efetivas condições de proporcionar aos estagiários experiências profissionais ou de desenvolvimento sociocultural e científico;
  • III – elaborar o Termo de Compromisso de Estágio, mediante informações fornecidas, no Plano de Atividades, pelas organizações concedentes de estágio e estagiário;
  • IV – elaborar e dar os devidos encaminhamentos aos instrumentos de avaliação dos estágios não- obrigatórios;
  • V – representar a UNISC perante agente de integração e organizações concedentes de estágio;
  • VI – manter atualizadas a documentação e legislação educacional pertinentes aos estágios curriculares;
  • VII – deliberar, conjuntamente com a PROGRAD, sobre assuntos inerentes aos estágios;
  • VIII – comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas.

Contato:

O NIFAE está localizado no campus de Santa Cruz do Sul, na sala 206b - bloco 2.

E-mail: nifae@unisc.br

Estágios Obrigatórios:

• 1º Matrícula na disciplina; (estudante)
  • 2º Orientação do Coordenador de Curso ou Coordenador do Estágio ou Professor Orientador; (curso)
  • 3º Contato com a Concedente de estágio; (estudante)
  • 4º Preenchimento do formulário do Plano de Atividades do Estágio Obrigatório (Licenciatura ou Bacharelado), disponível na página do Nifae, em Documentos; (estudante)
  • 5º Entrega do Plano de Atividades, digitado e impresso, na Coordenação do Curso, nos prazos estabelecidos. A Coordenação do Curso, após o parecer e assinatura doCoordenador do Curso ou Coordenador do Estágio ou Professor Orientador, providencia a emissão do Termo de Compromisso. O termo é emitido e impresso em três vias; (curso)
  • 6º Retirada  das vias do Termo de Compromisso na Coordenação do Curso, para coleta das assinaturas do responsável e do supervisor da Concedente; (estudante)
  • 7º Devolução das vias assinadas do termo, na coordenação do curso, para assinatura institucional (Coordenador ou Subcoordenador do Curso). Após assinatura de todas as partes, o Estágio estará formalizado e pode ser iniciado. As vias do termo são distribuídas: uma via para Unisc/NIFAE; uma via para o estudante/estagiário; uma via para a Concedente;
  • 8º Os demais procedimentos são definidos pelo Curso, de acordo com Regulamento aprovado pelo CONGRAD (Carta de apresentação do estagiário, ficha ponto, controle das orientações, ficha de avaliação....)

Estágios Não Obrigatórios – Estudante selecionado:

• 1º Contato com a Concedente de estágio ou Agente de Integração;
  • 2º Preenchimento do formulário do Plano de Atividades do Estágio Não Obrigatório, disponível na página do NIFAE, em Documentos;
  • 3º Entrega do Plano de Atividades, digitado e impresso em duas vias, no NIFAE, que o encaminha à Coordenação do Curso; (A entrega do plano deve ocorrer, preferencialmente, com 15 dias de antecedência em relação a data prevista para o início do estágio.)
  • 4º A Coordenação do Curso, após o parecer e assinatura do Coordenador de Curso ou Coordenador do Estágio ou Professor Orientador, devolve o plano ao NIFAE, para demais procedimentos em relação à emissão ou assinatura do Termo de Compromisso.
    Observações - Quando o Termo de Compromisso for emitido pelo NIFAE:
  • Após aprovação do Plano de Atividades, a Concedente precisa contratar um seguro contra acidentes pessoais para o estagiário, e encaminhar ao NIFAE um comprovante de que foi efetuado o seguro; (Apólice e comprovante de pagamento)
  • A partir do recebimento do comprovante do seguro, o NIFAE elabora, em até 10 dias úteis, o Termo de Compromisso, e encaminha por e-mail para a pessoa de contato na Concedente;
  • A Concedente imprime o termo em três vias e coleta as assinaturas correspondentes. Após, o estudante devolve todas as vias ao NIFAE, que providencia a assinatura institucional, formalizando, assim, o estágio.

ATENÇÃO: Todos os estágios não obrigatórios devem passar, obrigatoriamente, pelo NIFAE, para a correta formalização de acordo com a Lei dos Estágios, nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008.