No último dia 9, foi publicado no Diário Oficial da União o Parecer que reconhece o doutorado com Nota 4
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) comemora mais um avanço na pesquisa, na inovação e no desenvolvimento da região. A Universidade teve aprovação do Doutorado em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No último dia 9, foi publicado no Diário Oficial da União o Parecer nº 531-2025 - CAPES, que reconhece o doutorado com Nota 4. Com isso, a Instituição está apta a inscrever candidatos para a primeira turma de doutorado.
O doutorado terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz do Sul. As linhas de pesquisa são Tecnologia Analítica de Processos Industriais, Inovação e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais e Gestão de Processos Industriais. O programa é voltado para egressos das áreas de Engenharias, Física, Química, Matemática, Computação, Informática, Administração, Saúde, Tecnologias, Design e áreas afins. As informações sobre o primeiro processo seletivo do doutorado já estão disponíveis em unisc.br/ppgspi. As inscrições seguem até 17 de novembro.
Desde 2005, O PPGSPI já formou 160 mestres. Neste ano, o Programa completou 20 anos de existência e a notícia da aprovação da proposta de doutorado, encaminhada em 2023, é o resultado do esforço e do trabalho dos professores e pesquisadores do Programa e da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisc.
“Este Programa contribui na produção de conhecimento e na resolução de problemas, tanto para a indústria quanto para outros setores da economia, como agricultura familiar e saúde. Seu objetivo é a geração de novas tecnologias, bem como a formação e qualificação de recursos humanos a partir da implementação e consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão na área de Controle e Otimização de Processos Industriais”, fala a coordenadora do Programa, professora Rejane Frozza.
Segundo ela, a aprovação do doutorado oportuniza o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada com mais tempo para aprofundamento das ideias, diagnósticos, demandas e soluções. “O doutorado vem complementar as pesquisas já sendo desenvolvidas no mestrado, com impacto para o avanço tecnológico, científico e de inovação, fortalecendo a atuação do Programa com o setor produtivo local, regional, nacional e internacional. O Programa contribui com técnicas, ferramentas, pesquisadores e formação de pessoas que integram suas pesquisas ao atendimento das demandas regionais e para a geração de competências necessárias ao processo de inovação regional, por meio da transferência de tecnologia a partir do conhecimento desenvolvido no PPGSPI”, completa.