Programação contou com a presença de estudantes e público em geral
Ocorreu no último dia 2, o Simpósio “O Futuro Que Queremos”, realizado pela Fundação Marcopolo no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa foi uma parceria também entre a Unisc e o Grupo RBS, e reuniu o antropólogo colombiano, Santiago Uribe, e o rapper, escritor e educador social, Chiquinho Divilas, em uma conversa sobre o futuro do planeta. As falas de abertura foram feitas pelo reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn e pela vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim.
A primeira palestra foi com Chiquinho Divilas, que contou sua história de vida e de transformação por meio da educação, da arte do rap e da cultura. Formado em Comunicação Social, ele enfatiza a necessidade de união entre teoria e prática, visando obter êxito na conversa com os jovens. “Eu não acreditava em nenhum momento que eu pudesse um dia ocupar esse espaço chamado universidade. Hoje eu sou doutor e mestre, então é importante mostrar, principalmente para o jovem pobre, a importância da educação”, finaliza.
Na sequência, Santiago Uribe convidou o público para participar de um momento de interação, a partir da apresentação da cidade colombiana de Medellín, que por 20 anos foi uma das mais violentas do mundo, e hoje se tornou cidade modelo e referência mundial de transformação social a partir de investimentos na educação e cultura, com a construção de equipamentos de formação e lazer.
Na parte da noite, uma nova rodada de palestras foi realizada e, desta vez, com a presença da jornalista Trissia Ordovás, com a presença da comunidade e escolas de Santa Cruz e região.
Saiba mais
O programa “O Futuro Que Queremos” da Fundação Marcopolo busca a mobilização dos diferentes setores da sociedade para refletir sobre os caminhos que estamos trilhando e as mudanças que podemos promover para garantir um mundo melhor para todos. A partir das abordagens dos especialistas reunidos nesses encontros, temas fundamentais como inovação, tecnologia, ecologia e o futuro das cidades provocam o público a compartilhar ideias e desenvolver estratégias que visam um mundo mais sustentável e promissor.
A realização do Simpósio em Santa Cruz do Sul é mais uma iniciativa de expansão do Programa, visando ampliar ainda mais o debate na perspectiva de transformar escolas e comunidades em polos de inovação dessas estratégias de ações coletivas e mobilizadoras. Temas importantes como a construção coletiva do futuro, juventudes, transformação social, bibliotecas, parques, construção de uma cidade melhor, com mais cultura, educação, esporte e mais oportunidades, são foco das palestras programadas.
Texto e fotos: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato