AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Uma pesquisa realizada em 2020, através do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), resultado da dissertação da mestranda Amna Muhamad Hamid, sob orientação da professora Silvia Isabel Rech Franke, intitulada Ritmo intestinal e fatores associados, durante o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, e a influência da microbiota na gênese da obesidade, buscou identificar o ritmo de trânsito intestinal durante o distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19.

O estudo contou com a participação de 142 adultos de ambos os sexos, com idade entre 18-59 anos, que responderam a um questionário on-line, entre abril a maio de 2020. Pelo questionário, avaliou-se o ritmo intestinal, por meio da Escala de Bristol e fatores associados a sexo, idade, dados antropométricos (peso e estatura auto referidos), prática de atividade física, frequência alimentar e ingestão hídrica. A partir da Escala de consistência de fezes de Bristol, os indivíduos indicaram como estava o seu trânsito intestinal, marcando a opção que mais se assemelhava as suas fezes com maior frequência.

Os resultados mostraram prevalência de trânsito intestinal inadequado para 27,5% dos indivíduos, sendo que as mulheres apresentaram maior prevalência de ritmo intestinal inadequado em relação aos homens. O ritmo intestinal lento foi associado ao consumo frequente de carboidratos simples. Além disso, não houve associação entre o ritmo intestinal e outros fatores associados (faixa etária, prática de exercício físico, estado nutricional, ingestão alimentar e ingestão hídrica).

A defesa da dissertação ocorreu no dia 17 de setembro, pelo google meet, sendo a banca composta pelos professores Fernanda Miraglia, Alexandre Rieger e Silvia Isabel Rech Franke.

MENU PRINCIPAL