A iniciativa nasceu da escuta atenta de docentes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, local em que a pesquisadora é servidora
A egressa do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia (PPGPsi) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ana Claudia Portela, desenvolveu como produto técnico da dissertação de mestrado a cartilha “Saúde mental na escola: entre o estresse e o cuidado diário”. O material foi entregue aos docentes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, no Ceará, no Dia dos Professores. Ana é psicóloga e servidora da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza.
Com orientação da professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, a iniciativa nasceu da escuta atenta de docentes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, que compartilharam os desafios vivenciados no contexto escolar pós-pandemia. A partir dessas demandas, notou-se a necessidade de criar um material acessível e aplicável, que contribuísse para o autocuidado e o apoio emocional dos professores.
A cartilha digital tem uma linguagem simples, identidade visual atrativa e recursos interativos, como QR Codes para meditação guiada, quiz e links de apoio psicossocial. O material reúne estratégias práticas de cuidado, baseadas nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e em referências da Organização Mundial da Saúde (OMS), de forma que possa ser utilizado no cotidiano escolar.
Segundo Ana, a cartilha busca promover reflexões sobre a importância da saúde mental dos docentes, oferecer estratégias de autocuidado aplicáveis no dia a dia e contribuir para a construção de uma cultura de cuidado e apoio no ambiente escolar. “O material se configurou como um recurso pedagógico gratuito, de fácil acesso e replicável, capaz de apoiar docentes na gestão do estresse diário. Ele vem sendo reconhecido como uma inovação social e educativa, com potencial de ser adaptado para outros contextos e níveis de ensino”, pontua.
Com uma metodologia de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa, foram identificadas as necessidades e construídas as seções da cartilha. 
Clique aqui e tenha acesso a cartilha
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato


