AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou do 75° Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) e de seus eventos satélites, entre eles o 7° Colóquio Latino-Americano da História da Enfermagem (CLAHEN) e o 8° Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica (SENABS). Os encontros ocorreram no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, entre os dias 23 e 26 de novembro de 2025. 

O 75° CBEn teve como tema central a “Enfermagem e os desafios políticos, ambientais e sanitários”, promovendo reflexões sobre o papel da enfermagem frente às transformações sociais, políticas e ambientais que impactam diretamente a saúde pública. Em conjunto, o 7° CLAHEN discutiu a temática “História e respostas técnico-políticas da Enfermagem no contexto das emergências da saúde”, enquanto o 8° SENABS teve como foco as “Principais potências e desafios da Enfermagem como prática social na Atenção Primária à Saúde”.

Representando o GEPS, participaram do evento a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) Ana Carolina Bienert e a docente do Curso de Enfermagem Anelise Miritz Borges. Além de acompanhar as atividades científicas, elas também apresentaram ao todo quatro trabalhos - todos na modalidade e-pôster, evidenciando a diversidade temática e o compromisso do grupo com a produção de conhecimento voltado à promoção da saúde e ao fortalecimento do cuidado em diferentes contextos.

A mestranda Ana Carolina Bienert apresentou dois estudos: um focado em tecnologias cuidativo-educacionais para o Diabetes Mellitus na Atenção Primária, e outro sobre o uso de um mascote como estratégia de educação em saúde em escolas rurais. Este último integra o projeto "Educação em saúde: realidade, reflexões e intervenções em escolas da zona rural", financiado pela Fapergs e coordenado pela professora da Unisc Suzane Beatriz Frantz Krug.

Complementando a produção científica, a professora Anelise Miritz Borges expôs trabalhos sobre o olhar dos pais acerca dos cuidados no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a atuação da equipe de saúde frente à Doença de Alzheimer em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). De forma geral, a presença no evento permitiu o aprofundamento de discussões sobre a Atenção Primária à Saúde e o fortalecimento das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GEPS. 

MENU PRINCIPAL