AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O curso de Fisioterapia, preocupado com a comunidade acadêmica (estudantes estagiários dos três campos de estágio, professores e técnico-administrativos) promoveu dois momentos de diálogo com a psicóloga Letícia Back do Hospital Santa Cruz (HSC). O primeiro ocorreu no dia 22 de maio, com a equipe do Estágio Hospitalar que atua no HSC; e o segundo aconteceu no dia 16 de junho, reunindo a equipe que atua no Estágio em Saúde Coletiva e no Estágio Ambulatorial na Clínica Fisiounisc. 

A proposta foi ouvir os sentimentos de todos em relação ao retorno gradativo às atividades de estágio neste período de pandemia causada pelo COVID-19, cujas incertezas e ansiedades se fazem tão presentes. Letícia enfatizou que o sentimento de ansiedade, assim como o medo, é esperado frente à instabilidade do atual momento. Ainda, destacou que tais sentimentos estão implicados com a necessidade de maior cuidado consigo e com os outros. O feedback dos estudantes foi bastante positivo, pois o compartilhamento dos anseios e expectativas possibilitou a certeza de que ninguém estará sozinho e todos aprenderão e se cuidarão juntos. A partir deste diálogo e acolhimento, todos referiram sentirem-se mais preparados para o retorno.

Além dessa ação, várias outras estão sendo realizadas pelo curso de Fisioterapia, dentre elas a elaboração de um manual com o protocolo de segurança para o prédio 34, local em que acontecem as disciplinas e módulos do curso, capacitações e treinamentos virtuais e presenciais dos protocolos a serem seguidos, além da aquisição de todos os EPIs necessários.

A coordenadora do curso, professora Angela Cristina Ferreira da Silva, juntamente com os funcionários e coordenações de área de estágio, vem organizando os espaços acadêmicos e preparando-os para receber os estudantes e professores nesta quarta feira dia 24. “É um momento de retomar às atividades, pois como profissionais da saúde precisamos estar preparados para as ações que exigem cuidado individual e coletivo, competência, tomada de decisão e ação frente à saúde da população”, ressaltou. 

“Propiciar esses momentos aos estudantes, técnicos administrativos, bem como aos profissionais, possibilitou um espaço seguro e compartilhado dos anseios e angústias, diante de um momento tão complexo. Destaco também a sensibilidade do curso para atentar ao aspecto emocional fortemente implicado nesse retorno gradativo para as atividades”, destacou a psicóloga Letícia Back.

MENU PRINCIPAL