AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Prêmio reconhece trabalhos de conclusão de curso, que destacam-se pela qualidade técnica, relevância cultural e contribuição social

A estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Renata Konzen, recebeu recentemente o Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer/2025, na categoria Arquitetura – Patrimônio Cultural, distinção que reconhece os melhores Trabalhos de Conclusão entre as turmas de formandos das faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu no Clube do Comércio, em Porto Alegre, integrando a programação da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS.

Com a orientação do professor, Axel Gustavo Deeke, e coorientação do professor, Luiz Augusto Campis, o projeto +ART: Complexo Criativo foi desenvolvido para o município de Santa Cruz do Sul, propondo a construção de um Complexo Criativo voltado à democratização do acesso à arte e à preservação do patrimônio arquitetônico, a partir da requalificação de espaços urbanos subutilizados e da valorização de edificações históricas. A ideia integra o Antigo Fórum, a Sociedade Beneficente Lessing e a Residência Riedl em um conjunto de usos culturais, educacionais e de eventos, orientado pelo conceito das conexões, promovendo um espaço aberto, inclusivo e acessível, onde a arquitetura contribui para a transformação urbana e o fortalecimento da identidade cultural.

Renata explica que o projeto foi realizado em dois semestres, sendo o resultado prático a proposta vencedora. “O Trabalho Final de Graduação de Arquitetura é dividido em dois semestres. No primeiro fazemos toda uma parte teórica, de pesquisa do tema, como uma monografia mesmo. Já no segundo, projetamos um espaço, e como resultado temos 12 pranchas e maquetes físicas”. A ideia do Complexo Cultural é composta por setores que conectam educação e cultura a partir de espaços para realização de eventos como peças de teatro; cinema ao ar livre; arte de rua; ateliês de desenho, pintura, cerâmica e arte urbana; salas de música, dança e fotografia, além áreas de convivência. 

Ela ressalta o potencial da cidade ao justificar a escolha de Santa Cruz para pensar o trabalho. Segundo ela, a arte desempenha um papel importante para a vida e como forma de se expressar. “Um dia ao pedir pra minha avó desenhar alguma coisa na parede lousa do meu quarto, ela me disse que não lembrava a última vez que tinha desenhado, nem mesmo se já tinha desenhado uma árvore quando criança. E com isso, veio mais motivação ainda, de projetar algo voltado para todas as idades, um espaço aberto para chegar e se expressar, em meio à correria do dia a dia”, finaliza.

Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato

IMAGEM DESTAQUE

IMAGEM 3

IMAGEM 2

RENATA KONZEN

Renata Konzen

MENU PRINCIPAL