Pesquisas foram compartilhadas com a turma de 2024
Recentemente, as egressas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Bárbara Silva Laureano e Isabela Cristina Lemos, apresentaram os produtos técnicos, que compuseram a pesquisa de dissertação, aos mestrandos da turma de 2024. Ambas foram orientadas pela professora Letícia Lorenzoni Lasta.
A pesquisa de Isabela, intitulada “Juventude e universidade: neoliberalismo e processos de subjetivação”, foi voltada à saúde mental dos estudantes. A pesquisa-intervenção foi aplicada com estudantes da área da saúde, que abordaram questões sobre pressão pelo ingresso na universidade, que ocorre desde a escola, desgaste mental e falta de suporte emocional. O resultado se transformou em uma produção audiovisual de animação chamada “Travessias Universitárias”. Segundo ela, “o acesso às pessoas durante a pesquisa a torna mais rica, com um sentido maior, mais amplo”.
A dissertação de Bárbara esteve voltada ao diagnóstico de autismo em mulheres. Teve como título “Camuflagem e Autismo: um estudo com mulheres com diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista”. A psicóloga trabalhava com crianças autistas, e percebeu que os pais sempre se identificavam com o diagnóstico dos filhos, mas nunca via o mesmo ocorrer com as mães. Diante disso, começou a pesquisar sobre como o espectro atua nas mulheres.
O produto técnico também partiu de uma pesquisa-intervenção. Ela ouviu um grupo de mulheres, que tiveram o diagnóstico, e desenvolveu um material didático no formato digital chamado “Um Espectro Invisível: Compreendendo o autismo em mulheres”. A metodologia consistiu em aplicar um questionário, para que o grupo pudesse responder questões relacionadas com a infância, juventude e vida adulta.
Ela enfatiza a experiência de ter feito a pesquisa dentro de um mestrado profissional, afirmando que o mestrado da Unisc foi uma experiência riquíssima. “Até então eu só tinha acesso ao mestrado acadêmico, não sabia como funcionava o mestrado profissional. Então, a possibilidade de juntar teoria à prática, ir a campo, a participação ativa na construção de um produto que vai devolver o resultado à sociedade, foi bem importante”, finaliza.
Sobre o Mestrado em Psicologia
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado Profissional da Unisc foi o primeiro curso desta natureza no sul do país e o primeiro curso de pós-graduação em Psicologia a iniciar com uma nota 4 em sua primeira avaliação em 2020. Dentro da sua proposta diferenciada e inovadora objetiva capacitar profissionais de diferentes áreas para produção de novas tecnologias no campo da Psicologia.
A formação de um profissional mestre em Psicologia na modalidade profissional habilita o pesquisador a propor formas criativas para a solução de problemas e enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho. Para tanto, o Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional, além de habilitar para a docência.
O profissional a ser formado atenderá às habilidades e competências necessárias para projetar e desenvolver práticas no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde mental e suas interfaces com o campo social, político, organizacional e institucional.
Os acadêmicos do PPGPsi com os projetos de intervenção e pesquisa voltados à realidade regional e as demandas dos serviços, instituições e organizações, possibilitarão a qualificação de suas práticas, ampliando a inserção comunitária dentro da área de concentração do Programa em “Saúde Mental e Práticas Sociais”.
Fotos e texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato

Egressas com os mestrandos da turma de 2024
Isabela Cristina Lemos
Bárbara Silva Laureano


