AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividades são abertas à comunidade e ocorrem em parceria com a Associação Amigos do Cinema 

Na próxima semana, nos dias 30 e 31, o Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza duas sessões de “Cinema e Debate”. A atividade é uma parceria com a Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul. Os encontros, gratuitos, ocorrem no anfiteatro do prédio 18, às 19 horas.

Na terça-feira, 30, o filme exibido será “A história de Qiu Ju” (China, 1992). Após a exibição, os debates terão a participação da advogada e presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga e da magistrada coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Santa Cruz do Sul, Josiane Estivalet.

Já na quarta-feira, 31, será exibido o filme “12 homens e uma sentença” (EUA, 1957). Os debates terão a participação do advogado criminalista Ezequiel Vetoretti e do professor do curso de Direito Charles Froehlich.

Saiba mais

O novo currículo do Curso de Direito da Unisc, implementado em 2020, até o sétimo semestre, tem a disciplina denominada Vivências Jurídicas e Interdisciplinares. A disciplina tem entre os objetivos a integração e articulação dos diferentes conteúdos estudados, preferencialmente com alguma atividade aliada à prática jurídica.  

Os professores da disciplina Vivências Jurídicas e Interdisciplinares A (primeiro semestre), Charles Froehlich e Veridiana Rehbein, inspirados pelos livros de escritor José Roberto de Castro Neves, como “Os advogados vão ao Cinema”, que demonstram a importância da formação cultural para a melhor compreensão e aplicação do Direito, escolheram o tema “Direito e Cultura” como eixo articulador das disciplinas extensionistas dos estudantes ingressantes. 

Sobre os filmes 

A história de Qiu Ju:

E, ademais, todos devemos reformular a noção de acesso à Justiça, para passarmos a considerar que ela não se dá apenas pelo recurso às soluções impositivas derivadas da atividade do Estado-Juiz, mas se realiza, com mais precisão e eficácia, quando deriva do consenso obtido mediante a discussão honesta da desavença entre as partes que lhe deram origem . (Elen Grace Northfleet, no livro “Os Advogados vão ao Cinema”).

12 homens e uma sentença:

Em períodos de desprestígio do diálogo, de descaso com a manifestação de liberdades, de constrição das diversidades e, sobretudo, de negação das várias dimensões do espírito humano, a história de 12 Homens e uma Sentença ainda mostra força e atualidade e, por isso, merece ser (re)vista, mesmo em preto e branco. (José Inácio Fucci, no livro “Os Advogados vão ao Cinema”).

Um dos filmes exibidos será A história de Qiu Ju

Um dos filmes exibidos será "A história de Qiu Ju" 

MENU PRINCIPAL