AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Profissional está feliz com o momento do Verdão que vai disputar o segundo Mundial de Clubes consecutivo


Após a vitória sobre o Flamengo por 2 a 1 no última sábado (27/11), o Palmeiras chegou ao tricampeonato da Libertadores da América. O atual momento do Verdão tem servido de modelo no âmbito da gestão, vez que está colocando o clube pela segunda vez consecutiva no Mundial de Clubes. O torneio ocorre nos Emirados Árabes, entre os dias 3 e 12 de fevereiro, quando o Alviverde enfrenta o Al Ahly (Egito) ou Monterrey (México) nas semifinais. O vencedor desse confronto avança à fase seguinte e enfrenta o Al Hilal. O time que se mantiver vivo será o oponente do Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões e representante da Europa.

Formado na Unisc, o atual gerente de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, Cícero Souza, natural de Taquari, não esquece as suas origens. Em entrevista para as plataformas de comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul, ele falou sobre a trajetória e a importância de sua formação, assim como acerca do atual momento do clube.

 

Unisc - Como foi a sua formação na Universidade de Santa Cruz do Sul?

Cícero Souza - Minha formação na Unisc foi Bacharelado em Educação Física, entre os anos de 1992 e 1996. Tive a oportunidade de ter sido colega do hoje treinador Mano Menezes, e da Unisc tenho muitas saudades e muitas recordações. Lembro que comecei a estudar ainda no prédio da Fisc aí em Santa Cruz do Sul, no centro, e depois, quando finalizei o curso, já  era no Campus da Unisc.

 

Unisc – Como essa formação foi relevante para a sua carreira?

Cícero - Foi relevante pra mim no sentido de dar toda a formação acadêmica, me ensinando e me capacitando para muitas áreas, para as quais eu precisaria de conhecimento técnico em todos os momentos da minha carreira. Isso tanto quanto coordenador técnico, assim como quanto coordenador administrativo da Pinheiros Dutra em Taquari, bem como depois quando alcei voos maiores e comecei minha carreira pelo Grêmio. Além disso, também destaco um pouco a maneira como os professores ensinavam, vez que eles sempre mostravam como era importante a gente ser um bom profissional, se preparar para tal, ter a capacidade para se relacionar, ter conteúdo, ter a verdadeira capacidade de comunicação. Então, eu te diria que tanto na questão técnica quanto na formação do cidadão, a Unisc foi significante para mim.

 

Unisc – Como você avalia o atual momento do Palmeiras?

Cícero - O atual momento do Palmeiras eu avalio como um momento de afirmação. Como um case que vem sendo plantado há muito tempo, que buscou se estruturar e se profissionalizar. Para isso, investiu em um bom centro de treinamento, em um bom núcleo de saúde e em bons profissionais para as suas categorias de base. Além disso, visou desenvolver uma análise de mercado e outra de análise de desempenho. E com todas as práticas de boas governanças, com o departamento de futebol aliado a outros departamentos do clube, como jurídico, marketing, financeiro e comunicação, tem entregue um produto final muito interessante em termos de comissão técnica e de atletas. Então, é um momento em que o case está bem maduro, solidificado e colhendo os resultados de tudo aquilo que intermitentemente é implantado por aqui.

 

Unisc - E sobre trabalhar com o técnico Português Abel Ferreira, como você avalia essa questão da internacionalização, da troca de culturas?

Cícero - Acho muito interessante a maneira como os portugueses conduzem os seus trabalhos. É nítido o desenho de periodização, de planejamento de curto, médio e longo prazo, mas, acima de tudo, a valorização da metodologia do trabalho, de você saber os porquês, o porquê as coisas estão acontecendo, o porquê você vai dar um treino, o porquê aquele treino vai impactar ou na afirmação dos seus fatores positivos ou na correção daqueles que você está precisando de uma evolução. Então, toda essa ideia de metodologia ela nos remete a verdadeira importância da busca do conhecimento. E, afora isso, a gente vê um lado humano bem aflorado nele, com bastante presença de componentes e valores que nós julgamos serem essenciais para que um ser humano possa conviver bem em sociedade. Portanto, estamos muito felizes em estar tendo essa oportunidade.

MENU PRINCIPAL