Startup inova com desidratação para revolucionar o futuro dos alimentos
O Centro de Convivência da Unisc sediou, na última terça-feira, 20 de maio, o evento de lançamento da Bene Sole Bioalimentos, uma startup de Vale do Sol que promete revolucionar a forma como lidamos com alimentos. Sob a gestão de Carlos Roberto Lisboa e Carine Paschoal, a empresa aposta na desidratação de frutas para promover a inovação e combater o desperdício.
Os produtos são produzidos de forma manual, sem adição de químicos, açúcar, glúten ou lactose, com embalagens recicláveis. Atualmente, a fruta base para a produção, é a banana, da qual são feitos rolinhos e também fatias com adição de elementos como canela, côco, chia, linhaça, gergelim e cacau.
A startup é um dos empreendimentos vinculados à Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc).
Combatendo o desperdício com desidratação
A Bene Sole nasceu de uma constatação alarmante: o volume de alimentos descartados por não se encaixarem nos critérios estéticos do mercado, mesmo estando próprios para o consumo. “Frutas e vegetais jogados fora poderiam nutrir milhões de pessoas", enfatiza Carlos Roberto Lisboa, um dos fundadores.
Para enfrentar essa realidade, a startup resgatou uma técnica ancestral e poderosa: a desidratação. Esse processo não apenas conserva os nutrientes, mas também estende significativamente a durabilidade dos alimentos, tudo isso sem a necessidade de aditivos químicos. É uma forma eficaz de transformar o que seria lixo em alimento nutritivo e de longa duração.
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato