AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Entre as inúmeras situações que marcaram a trajetória da doutoranda Aline Elisabete Pereira na Unisc nos últimos 17 anos de convivência há uma recente e emocionante, da qual se recorda com muito carinho. No ano de 2017, ela participou de um edital para a realização de doutorado-sanduíche no exterior.

Por inúmeras razões, como não ter alcançado o nível de proficiência exigido no primeiro teste e ficar longe da família e dos filhos durante seis meses, sua reação foi desistir de participar. "Assim que comuniquei à minha orientadora sobre tal decisão, ela me chamou para uma conversa séria e, ao mesmo tempo, amorosa, para me mostrar todas as portas que poderiam se abrir e todo o conhecimento que eu poderia adquirir ao estudar em outro país". Aline reconhece que esse foi um dos momentos mais emocionantes da sua trajetória porque, graças aos conselhos da sua orientadora, ela foi para o doutorado-sanduíche nos Estados Unidos, onde aprimorou a língua inglesa e aprendeu mais do que poderia imaginar, não só em conhecimentos acadêmicos, mas pessoais também. "No fim das contas, eu posso afirmar, com toda a certeza, que valeu a pena!", complementa.

Aline ingressou na Unisc no curso de Letras/Português, no ano de 2002, em um vestibular de verão, quando tinha 18 anos de idade. "Foi um momento muito feliz, porque um dos meus sonhos era ser professora. Também foi um período difícil, pois eu precisava trabalhar no comércio de Santa Cruz, durante o dia, para poder pagar a faculdade". Na metade do curso, Aline participou de uma seleção para ser bolsista de iniciação científica e foi selecionada. Essa experiência trouxe muitos conhecimentos e, ao mesmo tempo, mais entrosamento com a pesquisa e com o curso de Letras.

A experiência de trabalho como bolsista de iniciação científica foi, segundo ela, um dos gatilhos para dar seguimento ao aperfeiçoamento, por meio da pós-graduação. "Na minha opinião, trabalhar com pesquisa e, ao mesmo tempo, atuar como docente é um trabalho interessante e motivador", afirma.

Hoje, Aline é doutoranda e bolsista integral do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade de Santa Cruz do Sul. O Programa tem como foco a leitura e os processos a ela inerentes. Trata-se de uma proposta interdisciplinar, que busca estabelecer conexões entre a área de Letras e outras áreas, tais como Comunicação Social, Educação, Psicologia, História, Filosofia, Direito e Fonoaudiologia.

Aline reconhece que uma das evidências mais marcantes que poderia ilustrar a influência da universidade na sua trajetória foi a realização do seu doutorado-sanduíche nos Estados Unidos. O edital, publicado pela Capes, exige o cumprimento de inúmeros critérios que envolvem a vida acadêmica do estudante (desde a graduação), bem como dados institucionais. Assim, tanto o histórico do estudante, quanto o da instituição são decisivos para a aprovação desse tipo de bolsa.

Para Aline, a expressão “saber é poder” tem um significado especial e significativo. "O conhecimento que sabemos, que dominamos, nos possibilita propor mudanças na nossa sociedade e na nossa vida. Só podemos fazer a diferença se sabemos os caminhos que devemos percorrer".

 

Quer fazer como a Aline e conhecer uma nova realidade? Acesse https://youtu.be/ogl40g_Ygo4 e descubra como o Programa de Pós-Graduação em Letras pode lhe auxiliar. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.

MENU PRINCIPAL