AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A programação vai abordar os mais recentes avanços nos estudos sobre leitura e cognição. A atividade é aberta ao público

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) será palco, de 25 a 29 de agosto, do XII Colóquio Internacional Leitura e Cognição. O evento, que acontece de forma presencial, integra também a XXIV Semana Acadêmica de Letras, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade para discutir os avanços e desafios no campo da leitura e da cognição, em uma perspectiva interdisciplinar.

Neste ano, o Colóquio tem uma motivação especial: comemora as duas décadas de pesquisa sobre leitura desenvolvidas na Universidade através do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), que oferece os cursos de mestrado desde 2005 e de doutorado desde 2017. A programação oferece palestras com especialistas renomados, oficinas práticas e simpósios temáticos, além da apresentação de trabalhos orais e pôsteres. O evento aborda desde as teorias mais recentes até práticas inovadoras para estimular a leitura e compreender como as pessoas aprendem e interpretam textos em diferentes contextos.

A coordenadora do PPGL, professora Rosângela Gabriel, destaca que o Programa, ao longo desses 20 anos, consolidou-se como uma referência na pesquisa sobre leitura, a partir das perspectivas dos estudos literários e midiáticos, dos estudos em mediação em leitura e dos estudos linguísticos e cognição. “Nesse período, 202 mestres e 20 doutores foram titulados, tendo sido preparados para atuar com excelência na docência, na pesquisa e extensão; na elaboração de políticas de fomento à leitura em organizações e instituições públicas e privadas; na orientação pedagógica com foco na leitura em diferentes disciplinas curriculares; na reflexão, planejamento e produção de conteúdos em diferentes dispositivos midiáticos; e na produção e execução de projetos culturais. Os egressos do PPGL atuam em diferentes Estados do Brasil e no exterior, mas muitos deles também têm permanecido na região do Vale do Rio Pardo, qualificando as iniciativas regionais nas áreas da alfabetização, da formação de leitores, da produção e disseminação de conhecimento”.

Estímulo à troca de ideias e experiências

O evento é aberto a todos: professores, pesquisadores, estudantes e interessados da comunidade. As atividades foram pensadas para serem acessíveis e estimular a troca de ideias. Durante as oficinas, por exemplo, os participantes podem aprender técnicas, novas metodologias de ensino e estratégias para o desenvolvimento da leitura. Já os simpósios e comunicações orais representam a chance de conhecer novas pesquisas e debater tendências com quem está na linha de frente do conhecimento acadêmico.

A coordenadora adjunta do PPGL e responsável pela organização do evento, professora Cristiane Lindemann, aponta que o Colóquio tem como diferencial a oportunidade de reunir olhares diversos sobre a leitura e a cognição, promovendo uma integração entre áreas de conhecimento que dialogam diretamente com os desafios contemporâneos da educação e da sociedade. “Além de celebrar os 20 anos de trajetória do Programa, buscamos fortalecer a troca de experiências e a construção coletiva de caminhos que possam ampliar a compreensão sobre os processos de leitura e aprendizagem. É um momento de encontro, de atualização e de inspiração para todos que acreditam no poder transformador da leitura”.

O Colóquio contará, ainda, com lançamentos de livros, atividades culturais e uma programação voltada para integrar a comunidade em temas fundamentais para o desenvolvimento educacional e cultural da região.

Como participar?

Interessados ainda podem se inscrever como ouvintes para garantir lugar e receber certificado de participação de até 40 horas. As inscrições, a programação completa e outras informações estão disponíveis no site oficial do evento (clique aqui)

MENU PRINCIPAL