AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Universidade está dentro do Parque da Expoagro, mostrando seu potencial, em quatro espaços diferentes

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está presente na 21ª Expoagro Afubra. Além de estar com um estande no pavilhão de expositores internos, mostrando as oportunidades da Unisc e informações quando se fala em cursos, ainda há um espaço para que as pessoas conheçam mais sobre o trabalho do Hospital Veterinário e da Central Analítica, que realiza análise de solos, água, alimentos, fertilizantes e corretivos, entre outros. 

Fora disso, no Espaço Inovação no Agro, diversas startups, assim como empreendimentos que possuem relação com o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), podem mostrar o trabalho de cada uma. Nos dois primeiros dias de feira estiveram, do TecnoUnisc, Data 4 Company, PIVOT e Clubo. Já nos dias 23 e 24, Naturgotas, InocullaTech e Supernova.

Já no Espaço Dinâmica de Máquinas, estudantes e professores dos cursos de Engenharia Agrícola e Agronomia auxiliam os produtores que querem conhecer o maquinário. No mesmo espaço, estudantes da equipe Baja de Galpão Unisc mostram o veículo construído pelos alunos e que participa de diversas competições. Neste ano, por exemplo, eles ficaram em 5º lugar geral no Baja SAE Brasil, além de já terem participado de competições internacionais. 

E para finalizar, o Curso de Gastronomia, em parceria com a Emater, disponibiliza oficinas, durante todos os dias, na parte da tarde e noite, para quem quiser aprender a fazer pratos usando peixes como ingrediente principal.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

IMG 2204

Unisc está com estande no pavilhão de expositores internos

Dinâmica de Máquinas

O professor dos cursos de Engenharia Agrícola e Agronomia da Unisc, Rafael Sobroza Becker, que acompanha os estudantes na feira, enfatiza a importância da parceria da Unisc com a Afubra no espaço. Ele explica que as empresas têm as máquinas colocadas no local, já com os implementos. Então, a pessoa interessada vai na empresa, dentro do parque, e pode conhecer a máquina, também dentro do parque. No local, os estudantes da Unisc auxiliam no que for necessário. “O interessado consegue visualizar de forma mais prática”, fala.

Para os estudantes, o professor diz que é uma oportunidade de aproximação com as empresas. “Assim eles conseguem um melhor direcionamento no mercado de trabalho, além de poderem conhecer as tecnologias atuais.”

IMG 2183

Professor Rafael (à direita) com estudantes no Espaço Dinâmica de Máquinas

IMG 2178

Equipe Baja de Galpão Unisc também está presente no Espaço Dinâmica de Máquinas

Inovação

Presente no espaço de inovação, a Data 4 Company é uma das startups do TecnoUnisc. Nasceu para ajudar pequenas e médias empresas que não têm acesso financeiro e tempo para construir uma análise de dados de qualidade. “Sabemos que 50% das empresas não chegam nem aos 3 primeiros anos de vida. O nosso propósito é, através de integrações, construir esse tipo de visão em que saem daqueles relatórios de exportar para excel, para ter vários arquivos. Aqui, em dois ou três cliques se consegue consultar informações históricas, comparar produtos, ter uma visão de maneira rápida e acessível dos dados”, diz o CEO da Data 4 Company, Bruno Silveira.

IMG 2209

Bruno Silveira da Data 4 Company

Medição dos resíduos da feira

Presente na Expoagro, está também a startup MeuResíduo, sediada no TecnoUnisc. O empreendimento foi escolhido em 2023 como  Startup do Ano na primeira edição do Mate Awards (Mercado, Aceleração, Tecnologia e Empreendedorismo), competição estadual organizada pela Associação Gaúcha de Startups (AGS) e do SebraeX, marca de inovação do Sebrae/RS.

Na feira, apresenta um piloto de medição de resíduos. O software pode trabalhar com qualquer tipo de resíduo (de construções, banheiros, praça de alimentação, entre outros) desde a geração até a destinação final. “O software é interligado com órgãos ambientais. Tem a plataforma para o gerador do resíduo, os transportadores, que fazem a coleta, e para o receptor, que recebe o resíduo. Ainda, permite a rastreabilidade para ver o destino final do lixo”, diz o representante da MeuResíduo, Ismael Fernando Christmann.

IMG 2212

Ismael Fernando Christmann da MeuResíduo

Gastronomia no espaço da Emater

Quem quiser aprender receitas tradicionais ou mais elaboradas que usam o peixe como principal, pode prestigiar as oficinas de culinária no espaço da Emater. As aulas são ministradas pela auxiliar-técnica do Curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni, com auxílio de estudantes do curso.

Durante todos os dias, tarde e noite, Luciana ensina receitas como Peixe na Moranga, Moqueca, Empadinha de Peixe, Sanduíche Quente com Escondidinho de Peixe, entre outras. “A Emater faz o abate e a filetagem do peixe e, nós aqui do curso, fazemos os pratos. É uma oportunidade excelente para a Unisc mostrar o seu potencial, principalmente o Curso de Gastronomia”, fala. 

IMG 2219

Luciana Cassaboni ensina receitas no espaço da Emater

Técnico em Agropecuária

Na manhã da terça-feira, 21, as turmas dos Cursos Técnico em Agropecuária, dos campi da Unisc Sobradinho e Venâncio Aires, estiveram em Rio Pardo na 21ª Expoagro Afubra. Os mais de 60 alunos, além de professores, da coordenadora do campus da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron, e da coordenadora do curso em Venâncio Aires, Marina Henckes Frey, aproveitaram o dia para ampliar os conhecimentos no evento que reuniu mais de 500 expositores de agroindústrias, fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. O evento também possibilitou aos estudantes uma programação de palestras e fóruns sobre a área dos agronegócios, visando a promoção do desenvolvimento sustentável das pequenas propriedades. Eles participaram também do painel "Ecossistemas regionais de Inovação, do INOVA RS", coordenado pela vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim.

Para a estudante Ana Julia Ramos Vieira, do segundo semestre do curso Técnico em Agropecuária da Unisc – Sobradinho, cada um aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas e ampliar os conhecimentos em cada estande que visitou. “Descobri muitas tecnologias inovadoras para serem utilizadas e aconselhadas por nós futuramente. Além das experiências que podemos vivenciar com a visita, achei de extrema importância nos fazermos presentes no evento, pois conhecimento nunca é demais, principalmente em uma categoria que serve de base para o país inteiro. Me sinto grata pela oportunidade.”

Para a coordenadora do campus Sobradinho, Jocelaine Maieron, essas são ótimas formas de integração entre as turmas e também de ampliação do conhecimento, já que, no evento, foram organizadas lavouras experimentais com diversas formas de cultivos e uso de várias tecnologias, assim os conteúdos ministrados em sala de aula se somam e os professores consigam associar à prática. 

Fotos: Divulgação 

Expoagro 2023

Estudantes de Sobradinho

Expoagrova 2023

Estudantes de Venâncio Aires

MENU PRINCIPAL