AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Mesmo com o fim do projeto, parceria entre Unisc e ULagos segue com outras ações de cooperação

Um projeto de internacionalização vai além de ter apenas um simples contato com uma Universidade de outro país. Precisa de produção científica, trocas de experiências e informações, intercâmbios de professores e estudantes, entre outros. E essa bagagem foi vivenciada durante 5 anos em que esteve vigente o Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, com o projeto “Políticas públicas, novos arranjos institucionais e participação social: um estudo comparativo sobre as políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e Chile”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR). A parceria foi entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade de Los Lagos (ULagos), no Chile.

O professor  da Unisc e que coordenou a proposta encerrada em dezembro do ano passado, Rogério Leandro Lima da Silveira, comemora a parceria e lembra que a escolha pela ULagos foi, justamente, pela semelhança com a Unisc. “É uma Universidade regional que atua no Sul do Chile, tem campi, a quantidade de alunos é semelhante, a cidade em que está inserida também é proporcionalmente parecida com Santa Cruz do Sul”, detalha.

O Programa foi contemplado no Edital Fapergs/Capes 06/2018 - Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, que tinha como proposta aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes no Rio Grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras. “Em 2017 tivemos o Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional em que convidei o professor Marcel Thezá. A partir dali fomos nos aproximando e mandei a proposta de convênio de cooperação. Descobrimos que em 1995 as duas Instituições já tinham sido parceiras. Então, atualizamos a proposta e fizemos um convênio específico”, explica o professor da Unisc.

Em 2018, Thezá, que integra o Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (Ceder) da ULagos, esteve na Unisc por 15 dias, período em que ministrou cursos e orientou alunos. Em 2019, foi elaborado um estudo comparativo sobre políticas públicas territoriais Brasil/Chile, por meio de várias reuniões virtuais. “Depois chegou a pandemia com a pausa das atividades. A Fapergs atendeu os pedidos e prorrogou a parceria.”

Já em 2022, o professor Rogério esteve na ULagos. Meses depois, foi a vez da professora Cláudia Tirelli, também docente do PPGDR. No mesmo ano, vieram do Chile os professores Daniella Gac Jiménez e Álvaro Roman. “Foram períodos de palestras e conhecimento das regiões”, destaca.

A parceria também rendeu a publicação do livro “Atores, territórios e dinâmicas do desenvolvimento regional: Diálogos Brasil – Chile”. O texto foi editado por Thezá; por Daniella Gac Jiménez; e pelos pesquisadores da Unisc, os professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Cidonea Machado Deponti. Apresenta toda a troca de experiência entre as duas Instituições. “O mais interessante é que as relações permitiram ampliar a rede de cooperação incluindo a Universidade de Chapingo, no México, e a Universidade de Rio Negro, na Argentina, em que juntos construímos um projeto de pesquisa para a Agência de Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Chile”, acrescenta. 

Apesar do encerramento do projeto em dezembro, as ações seguem. “Nos 5 anos destaco a disposição de cooperação entre as Universidades. Os pesquisadores passam, mas as Instituições ficam, então, é importante poder contar com atividades como essa. Ficou uma semente.”

Rogério Silveira e Marcel Theza Junho de 2022 na ULAGOS Osorno Chile 1

Professores Rogério Silveira e Marcel Thezá em Junho de 2022 na ULagos

Intercâmbio via projeto

A parceria também possibilitou o intercâmbio de dois estudantes de doutorado em Desenvolvimento Regional pela Unisc: Ieda Bavaresco Machado e Jaime Miguel Weber. Confira o relato deles sobre a experiência.

“Nesta missão tive a oportunidade de participar de diversas atividades e visitas com a professora Daniela Gac e em pesquisa de campo no município de Marchigue. Lá, alunos do Curso de Geografia realizaram pesquisa junto à população rural sobre os impactos da escassez de água e o arrendamento de áreas para implantação de usinas de energia fotovoltaica. Foi uma experiência incrível acompanhar os pesquisadores, interagir com eles e conhecer aquela região árida, as formas de distribuição da água, os projetos para expansão da área urbana e seus impactos no meio ambiente. Ainda, estive com os alunos do Curso de Engenharia de Energia Renováveis falando sobre as fontes de energias renováveis no Brasil, recursos disponíveis e dados sócio econômicos do nosso país. Foram muitas perguntas e grande interesse dos alunos sobre diversos temas do nosso país.

No Ceder, apresentei meu projeto de pesquisa aos professores Dra. Jael Goldsmidt (Doutora em Ciência Política) e professor Ricardo Rivas ( Doutor em Sociologia) que trouxeram excelentes contribuições para a minha pesquisa. Estive também com o professor Guilhermo Diaz, que é doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, visitando as feiras de pequenos produtores rurais e conhecendo a atuação do grupo de mulheres da agroecologia. Ainda, estivemos visitando o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário – INDAP para conhecer as políticas públicas para as mulheres rurais.

Os aprendizados desta missão contribuíram para ampliar meu conhecimento sobre o desenvolvimento regional e políticas públicas na América do Sul. Agradeço aos professores Rogério Silveira e Cidonea Deponti pela a oportunidade em participar desse projeto e vivenciar essa incrível experiência de troca de conhecimentos.”

Ieda Bavaresco Machado

Ieda

Ieda (2ª da esquerda para a direita) com responsáveis pelo financiamento no INDAP, em conjunto com professor Guillermo Diaz, para conhecer os programas para mulheres rurais

 

“A viagem de intercâmbio com a Universidade de Los Lagos aconteceu entre os dias 3 e 11 de setembro de 2023.  As visitas foram realizadas em três campi da Universidade. A primeira visita aconteceu no campus de Santiago, e teve como pauta a conjuntura Chilena, a situação da universidade e a programação das atividades nos campi de Osorno e de Puerto Mont. 

A atividade no campus de Osorno teve a participação de alunos e professores do Programa de Pós-graduação, e a pauta foi sobre a conjuntura brasileira e seus desafios e as pesquisas realizadas pela professora Cláudia Tirelli e por Jaime Miguel Weber, no âmbito do PPGDR. Além dos debates com os alunos e professores, foi realizada uma visita em dois acampamentos de lutas pela moradia, na periferia de Osorno. No campus de Puerto Mont, foi realizada uma conversa com o diretor de pós-graduação do campus e, posteriormente, houve uma exposição sobre o processo eleitoral brasileiro, para alunos e professores do Curso de Ciências Políticas e Gestão Pública. 

No geral, o intercâmbio foi muito interessante, porque possibilitou conhecer a realidade chilena, conhecer a dinâmica da pós-graduação da Ulagos, conhecer algumas pesquisas e debater com alunos e professores, e apresentar as pesquisas que estamos realizando no âmbito do PPGDR.”

Jaime Miguel Weber

 Missão de Estudo Jaime Weber na Ulagos Santiago Chile setembro 2022

Jaime (2ª da esquerda para a direita) ao lado do professor Marcel Thezá

 

Internacionalização é um processo muito importante dentro de uma universidade”

A Unisc fechou o 2023 com 66 convênios com instituições de 19 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Índia, Itália, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca e Uruguai. 

Para a coordenadora da Assessoria Internacional da Unisc, Cristiana Verônica Mueller, a internacionalização é um processo muito importante dentro de uma universidade. “Permite, através do contato entre pessoas de diferentes países, o desenvolvimento de novas visões de mundo devido às trocas intelectuais, interculturais, científicas e de experiências que, no caso da Unisc, reforçam nossa missão de produzir cidadãos que contribuam com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável".  

Grupo PPGDR

Convênio permitiu visitas ao Chile

 

MENU PRINCIPAL