AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Ao todo, são 7.263  mil eleitores mobilizados nesse processo, que inclui estudantes, docentes, técnicos administrativos e representantes da Assembleia Geral Comunitária da Apesc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está em processo eleitoral para eleger os cargos da administração superior - reitor e vice-reitor - e para a administração básica, chefias de departamentos, coordenações dos cursos de graduação e coordenações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs). A votação será no dia 11 de novembro, das 8 às 20 horas, sendo, pela primeira vez, totalmente digital. Entre as principais mudanças no pleito, está o período de gestão para os cargos de coordenadores de cursos e de PPGs, e chefes de departamento, que passa a valer por 4 anos, assim como já é o de reitor e vice. Anteriormente, o período era de 2 anos. 

Para participar, é importante ter os dados cadastrados no sistema da Unisc. Isso vale para toda a comunidade acadêmica da Universidade. Ao todo, são 7.263 eleitores que incluem estudantes, docentes, técnicos administrativos e representantes da Assembleia Geral Comunitária da  Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Universidade. O status eleitoral pode ser conferido através do seguinte link (clique aqui). O endereço para a votação será o mesmo. 

“É importante que o aluno esteja participando, principalmente no processo da escolha da administração superior, porque é a escolha daquele que estará entregando o canudo para ele na formatura. Temos um percentual grande de estudantes que ainda têm 4 anos pela frente, então é importante essa legitimidade no processo, com uma grande participação de eleitores efetivos votando”, explica o presidente da Comissão Central Eleitoral da Unisc, Theobaldo Spengler Neto. 

No dia 11, os votantes vão poder acessar o site da Unisc, clicar no banner das eleições e inserir o número do CPF. Após, receberão um código em seu dispositivo eletrônico, e-mail ou celular para confirmar a sua identidade.  Logo após, será direcionado para o espaço de votação que é seguro e auditável, hospedado fora das plataformas da universidade, garantindo a lisura e a transparência do processo eleitoral.  

Para este processo, todos os cargos são de chapa única, então a opção na cédula será de Sim ou Não.

Quem vota

Para coordenadores de cursos: Estudantes e professores;

Para chefes de departamentos: Colegiado do departamento composto por professores e representantes dos alunos;

Para coordenadores dos PPGs - Professores do Programa e alunos do Programa;

Reitoria - estudantes (peso dos votos é de 35%), professores (peso dos votos é de 35%), técnicos administrativos (peso dos votos é de 20%) e integrantes da Assembleia Geral Comunitária da Apesc (peso dos votos é de 10%).

Atual reitoria busca recondução

O atual reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, e a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim, pleiteiam a recondução ao cargo por mais um período de 4 anos. Em seu primeiro mandato, para a gestão 2022/2025, Henn foi eleito em chapa única obtendo 96,42% de aprovação da comunidade acadêmica votante. 

MENU PRINCIPAL