AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O processo seletivo contou com, aproximadamente, dois mil inscritos. O resultado será divulgado no site da Unisc no dia 22 de junho.

 

 

Na tarde de hoje, 19 de junho, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou as provas do seu Vestibular de Inverno 2021. Apesar do cenário de pandemia, a Unisc registrou o menor número de abstenção desde 2008 para Medicina, que ficou com 5,38%, e desde 2016 para os demais cursos, que somou 10,87% em todos os campi. Ao todo, aproximadamente, dois mil inscritos disputam uma vaga na Universidade.

 “Foi um processo seletivo tranquilo. Estamos muito satisfeitos com o baixo número de abstenção, que é o menor entre os últimos anos de vestibulares da Unisc. Agora é esperar o listão que sai nesta semana e o início das aulas, previsto para o dia 2 de agosto, com possíveis modificações no calendário das áreas da saúde, que contaram com um pequeno atraso na realização das aulas práticas no início do semestre. ” explica o pró-reitor acadêmico, Rolf Fredi Molz.

Respeitando os protocolos de segurança vigentes em função da pandemia da Covid-19, as salas de prova contaram com distanciamento. Também foram monitoradas as temperaturas corporais, disponibilizado álcool gel e o uso de máscara foi obrigatório.

A lista de todos os classificados será disponibilizada no site da Unisc no dia 23 de junho, às 15 horas, assim como o boletim de desempenho dos candidatos.

Processo Seletivo

Para o curso de Medicina o processo seletivo, aplicado apenas em Santa Cruz do Sul, contou com a duração máxima de 04 horas, contendo 45 questões objetivas e prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação. Já para os demais cursos foi aplicada uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação, com duração máxima de 02 horas para realização, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.

Também existia a opção dos candidatos utilizarem sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer à vaga. Para o curso de Medicina foram aceitas as notas das questões objetivas e da redação, a partir do ano de 2018. Enquanto para os demais cursos foram aceitas as notas de Redação do Enem a partir do ano de 2015, bem como notas de outros vestibulares da Unisc, a partir do ano de 2016.

Tema da Redação

No processo seletivo para o curso de Medicina os candidatos puderam escolher entre os seguintes temas de redação: posicionamento sobre o uso de medicamentos com comprovação científica de sua ineficácia para o tratamento de uma determinada doença; o que é medicina paliativa e como ela melhora o bem-estar de pacientes terminais?; e a importância do papel social da medicina, especialmente em tempo de grande demanda para a saúde pública.

Já no processo seletivo para os demais cursos os candidatos puderam escolher entre os seguintes temas de redação: Black Lives Matter, o movimento mundial pelos direitos da população preta, que é uma luta de todos contra o racismo; e O Domínio das milícias no Rio de Janeiro.

 

 

Fotos: Desirê Allram 

MENU PRINCIPAL