AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Universidade está dentro do Parque da Expoagro, mostrando parte do seu potencial

Após o temporal que causou danos no Parque da Expoagro Afubra, impedindo as atividades na quinta-feira, 21, a programação será retomada nesta sexta-feira, 22. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mais uma vez, marca presença na feira.

Um dos destaques é a Dinâmica de Máquinas da Expoagro Afubra (lado norte do parque, entre os estacionamentos) que tem coordenação do professor da Unisc, Rafael Sobroza Becker, com apoio de estudantes dos cursos de Engenharia Agrícola e Agronomia. Ocorre todos os dias com exibição de equipamentos e máquinas em funcionamento na lavoura demonstrativa. Os produtores são convidados a visitarem o local das 8 às 18 horas. Nesta sexta, haverá atividades ainda à tarde, das 15 horas até próximo do horário do fechamento do parque.

“Estamos com um drone pulverizador com capacidade de 50 litros e que pode pulverizar de 70 a 100 hectares nas lavouras; quatros tratores com implementos agrícolas acoplados, além de outros implementos tecnológicos para a propriedade rural”, diz o professor.

blognewmmmbkokldinamicademaquinasAfruba

Dinâmica de Máquinas - Foto:Afubra/Divulgação

Inovação

Já no Pavilhão da Inovação na Expoagro o estande da Unisc apresenta serviços ligados ao Agro, como a Central Analítica. Ainda, com o Laboratório de Desenvolvimentos de Produtos, com impressora 3D; e o projeto de produção de bioestimulante de germinação a partir de microalgas, da professora Rosana Schneider, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental.

Além disso, empresas do Parque Científico Tecnológico Regional (Tecnounisc) estão expondo no espaço das startups. São elas: 

Armazém.LZ- É uma proposta de produtos  de autocuidado, beleza e para a casa que não contém substâncias tóxicas para as pessoas e nem para o meio ambiente.

Interact Technology - Startup de pesquisa e desenvolvimento de software do Grupo Interact, é especializada em automação de processos, governança e gestão do Agronegócio.

Contel Telecom - Começou em 2011 fazendo a gestão da telefonia nas empresas. Com uma equipe experiente, analisa planos, contesta cobranças indevidas e otimiza despesas com operadoras desenvolvendo um completo software de gestão telefônica. 

Protege Química -  Pioneira no mercado de cremes protetores para o meio rural, trabalha com o creme protetor de nicotina, uma tecnologia inventada  para o fumicultor, é um novo EPI de colheita de tabaco, fazendo a prevenção da doença da folha verde do tabaco. 

Hovy Bioprocessos e Biotecnologia Ltda - Agronegócio, mais especificamente bioinsumos para a agropecuária.

Data Results Soil - Plataforma que conecta laboratórios, empresas e agricultores. Automatiza o processo de interpretações e recomendações customizadas que irá definir as ações corretivas para o solo de cada tipo específico de cultura cultivada e região, entregando a rastreabilidade das amostra desde o momento da coleta do solo até a entrega do laudo da análise com as interpretações e recomendações  geradas.

Gastronomia

Quem quiser aprender receitas tradicionais ou mais elaboradas que usam o peixe como principal, pode prestigiar as oficinas de culinária no espaço da Emater. As aulas são ministradas pela professora do Curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni, com auxílio de estudantes do curso. Durante todos os dias, Luciana ensina receitas como Peixe na Moranga, Moqueca, Empadinha de Peixe, Sanduíche Quente com Escondidinho de Peixe, entre outras. A Emater faz o abate e a filetagem do peixe e a Gastronomia da Unisc faz os pratos. 

expoagroa

Estande da Unisc na Expoagro - Foto: Daniela Lemes/Unisc

MENU PRINCIPAL