AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A proposta promove a formação crítica em saúde digital, desenvolve soluções digitais e fomenta a cultura de dados seguros no SUS 

Em 2025 a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi contemplada com um edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde Digital), uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. A ação busca desenvolver soluções inovadoras em saúde digital e criar ferramentas tecnológicas colaborativas adaptadas às realidades locais. Para isso, o PET Saúde Digital atua em três municípios: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Sinimbu. 

O Programa é realizado através de grupos de tutoria compostos por docentes, estudantes de saúde e de áreas relacionadas à tecnologia e informação. A proposta é promover a formação crítica em saúde digital, desenvolver soluções digitais e fomentar a cultura de dados seguros no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, há dois grupos em Santa Cruz do Sul, dois em Vera Cruz e um em Sinimbu, que auxiliam o Ministério da Saúde na implementação dessas tecnologias. 

Os participantes da iniciativa são 10 professores da área da saúde e computação da Unisc; 10 preceptores, que são trabalhadores da saúde do município; cinco funcionários das prefeituras para orientação do serviço; e 30 acadêmicos da Universidade de diversos cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia  e Ciência da Computação.

Texto: Estagiária Eduarda Beulke Gomes
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato

WhatsApp Image 2025 10 02 at 10.36.10

Grupo realiza reuniões de alinhamento sobre o Projeto

MENU PRINCIPAL