AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O projeto de extensão Acessibilidade e saúde: interdisciplinaridade em Ação da Unisc, antigo projeto Arquitetura e Saúde, desde 2012, vem trabalhando com a equipe de atletas de basquete em cadeira de rodas da Associação Santa-Cruzense de Pessoas com Deficiência Física (Aspede), acompanhando e auxiliando para o crescimento e empoderamento da entidade.

Neste último final de semana, parte da equipe do projeto esteve com os atletas da Aspede em Caxias do Sul para participar da Copa Cacisg, organizada pelo time da cidade, em que os seis times do estado estiveram presentes. Em todas as disputas da competição a Aspede esteve invicta e conquistou o título de Campeões Gaúchos 2021 na referida modalidade paradesportiva.

Dentre os atletas da equipe, estão Matheus Kist, Jordan Bernardes e Igor Kappaunn que, juntamente com o treinador Celso Bobrowski (egresso Unisc) também conquistaram medalha de ouro nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo 2021, representando o estado.

A professora coordenadora do projeto, Patrícia Roveda, juntamente com os seis bolsistas voluntárias e uma Probex acompanham os atletas, fazendo um trabalho de prevenção de lesões e terapêutico pré e pós-treinos e competições. “Perceber e acompanhar de perto o desenvolvimento deles é maravilhoso, e a Unisc tem propiciado essa parceria por meio dessas ações extensionistas”, enfatizou a docente.   

Para 2022, há a expectativa de jogos fora do estado. “Foi maravilhoso participar da vitória do time e vivenciar toda a prática na beira da quadra em todo o evento, juntamente com a individualidade de cada atleta. Considero uma experiência profissional incrível, pois amo a Fisioterapia Esportiva”, ressaltou a estudante Kethelen Fortes. “A experiência de atuar no evento foi maravilhosa e rica para adquirir prática de raciocínio de prevenção de lesões, além de dar aquele frio na barriga de competição”, considerou a também acadêmica de Fisioterapia, Náthalie Costa.

MENU PRINCIPAL