AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Trabalho Premiado (Marcia Librelotto)
Representantes da Unisc no evento
 

A Unisc esteve presente na edição 2019 da Escola de Inverno de Quimiometria (EIQ), promovida neste ano pelo Instituto de Química da Ufrgs, de 20 a 23 de abril, nas dependências do Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O objetivo foi promover a disseminação de temas centrais da quimiometria entre docentes, discentes e pesquisadores, através de minicursos, bem como possibilitar um fórum de discussão sobre os avanços na área, por meio de conferências, palestras, sessões coordenadas e painéis.

Os professores Gilson Helfer e Adilson Ben da Costa, representando o Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc, vinculado aos Programas de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais e em Tecnologia Ambiental, foram convidados a ministrar um minicurso intitulado Imagens Digitais e Quimiometria utilizando os aplicativos Chemostat e PhotoMetrix. Esses aplicativos foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa e registrados pela Unisc (www.photometrix.com.br e www.chemostat.com.br).

Em uma sessão oral, o professor do Departamento de Computação, Gilson Helfer, apresentou inovações recentes sobre o uso de aplicativo para análise quimiométrica em tempo real utilizando smartphones. Além disso, quatros estudos foram apresentados na forma de painel, pelos alunos Ronaldo Bastos dos Santos (PPGSPI/bolsista Capes), Cristiane Pappis (curso de Química/bolsista Fapergs-Probiti) e Marcia Librelotto (curso de Química/bolsista CNPq-Pibic).

Ao final do evento, um dos trabalhos do grupo de pesquisa­, intitulado Determinação de nitrogênio em tecido vegetal e cafeína em café solúvel utilizando espectrômetro de infravermelho portátil (Nano-NIR) e regressão por mínimos quadrados parciais (PLS), foi premiado como um dos melhores painéis de quimiometria apresentados.  “A participação em eventos dessa natureza é fundamental para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos Unisc, especialmente em momentos de escassez de investimentos, bem como para atualização e prospecção de novas parcerias na pesquisa”, disseram os representantes da Instituição.

MENU PRINCIPAL