AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Parque está com espaço no estande Marketplace, onde expositores apresentam seus serviços e produtos

O Rio Grande do Sul e Porto Alegre recebem o maior e mais importante evento de inovação e empreendedorismo da América da Latina. O South Summit Brazil 2024 (SSB) – correalizado pelo governo do Estado – começou na quarta-feira, 20, e termina nesta sexta-feira, 22, no Cais Mauá, em Porto Alegre. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) marca presença por meio do Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (Tecnounisc).

O Tecnounisc está com espaço no Marketplace, onde expositores apresentam seus serviços e produtos, área dedicada ao networking, momento em que conexões importantes acontecem e podem gerar novos e promissores negócios para o Rio Grande do Sul. Tem a presença de algumas startups associadas. São elas:

meuResíduo - É uma solução de gerenciamento com funcionalidades que contribuem para o futuro consciente, onde o ciclo do resíduo é organizado e transparente, oferecendo total rastreabilidade e segurança na informação gerada em cada elo da cadeia. A ferramenta automatiza e faz conexão entre os processos com controle em tempo real. Além de entregar governança e compliance no gerenciamento de resíduos.

Flowy - Se destaca como a ferramenta ideal para empresas que buscam impulsionar seu crescimento. O Flowy é uma plataforma completa que oferece diversas funcionalidades para automatizar e otimizar os processos do seu negócio, desde a criação de formulários e coleta de dados até a organização de workflows e acompanhamento de atividades.

Data4Company - Relatórios financeiros automatizados, interativos para empresas  e atualizados automaticamente a partir da integração com os 18 principais ERP,s.  

ComitivaUniscERepresentantesDasEmpresasAssociadasAoTecnoUnisc FotoCarolinaAppel

Comitiva da Unisc no South Summit e os representantes das empresas associadas ao Tecnounisc que estão participando do evento - Foto Carolina Appel/Unisc

Projeto no Palco RS Innovation Stage 2024

O “Painel Automação Hospitalar - Transferência de pessoas com deficiências sensório - Motoras” integrou o Palco RS Innovation Stage 2024. O subprojeto, desenvolvido por meio do Inova+Vales, este, projeto financiado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e coordenado pela professora da Unisc, Chana de Medeiros da Silva, foi apresentado no South Summit.

Segundo a professora do Curso de Fisioterapia da Unisc e uma das proponentes do subprojeto, Andrea Lucia Gonçalves da Silva, a experiência proposta pelo edital do Inova RS/ Região do Vales, em trabalhar a quádrupla hélice, foi intensa e desafiadora, para as empresas Mercur, Imply e Unisc envolvidas no subprojeto de Automação Hospitalar no Sul, pois articulou propósitos de três empresas de ramos diferentes em um projeto cocriado. “O objetivo foi construir um dispositivo de transferência e seus acessórios, como um elevador, que retire o paciente do leito e transfira para uma cadeira, uma poltrona, sem que a pessoa faça força ou se machuque”, explica. 

Foi feito um protótipo do elevador, que passou pelas testagens. “Este projeto agregou experiências aos integrantes do projeto, bem como, possibilitou desenvolver um produto inovador, com potencialidade de execução comercial. Para além do objetivo prioritário, o protótipo gerado oferece aos envolvidos na ação (profissionais da saúde e/ou cuidadores) melhores condições de trabalho, exigindo menor força física e mais segurança, tanto para o paciente, como para os usuários”, comenta.  

UniscnoPainelnoRSInnovationStage FotoJoãoFelipeBrum AscomSict

Unisc no Painel no RS Innovation Stage - Foto: João Felipe Brum/AscomSict

Saiba mais

O South Summit teve a área do evento ampliada de 25 mil metros quadrados, em 2023, para 38 mil metros quadrados nesta edição. São ocupados quatro armazéns (um a mais que no ano passado) e há mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições. Na programação, a participação de 600 palestrantes, sendo 125 internacionais. O evento também conta com mais de mil investidores, 140 fundos de investimentos e 7 mil empresas. Mais de 2 mil startups de 80 países se inscreveram para a Competição de Startups de 2024, considerada um dos pontos altos da programação. Dessas, 50 (27 brasileiras e 23 do exterior, de 15 países) foram selecionadas para a final. 

O evento deve receber 24 mil pessoas e o Estado marca presença em dois espaços: o RS Innovation Stage e o Marketplace. O primeiro é o palco oficial do governo gaúcho no evento, sendo dedicado a painéis e debates sobre inovação e avanços tecnológicos e suas relações com outras áreas. A curadoria dos temas abordados fica por conta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

MENU PRINCIPAL