AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Desde o mês de março, mais de 100 cadeiras de rodas foram entregues para os contemplados do projeto

 

Equipe responsável pela realização da prótese de mão

 

Há mais de dez anos, o Serviço de Reabilitação Física (SRFis), desenvolvido no curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realiza um trabalho comunitário que transforma a vida dos pacientes que necessitam de próteses ou de órteses. Mesmo diante do cenário de pandemia, o projeto não parou: com as devidas adaptações, nessa quinta-feira, 30, mais vinte cadeiras de rodas foram entregues para pessoas que possuem mobilidade comprometida. Além disso, uma prótese de mão está sendo finalizada para entrega no próximo mês.

“O serviço atende muitas pessoas e proporciona bem-estar, autoestima e melhoria na vida dos contemplados. Por entender isso seguimos distribuindo as próteses e as órteses, cumprindo todas as recomendações sanitárias e protocolos vigentes. É muito significativo para nós, enquanto universidade, saber que atuamos para tornar possível a qualidade de vida da população que precisa desses serviços”, aponta a reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

 

Entrega de Cadeira de Rodas no Bloco 34 pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, vice-reitor, Rafael Henn e equipe do SRFis.

 

O SRFis, em parceria firmada com o Ministério da Saúde e com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, beneficia pessoas de 25 municípios gaúchos com cadeiras de rodas, andadores, muletas, coletes, sapatos para diabéticos, cadeiras para banho e, também, com próteses para membros superiores e inferiores.

 Segundo a coordenadora do SRFis, Ângela Cristina Ferreira da Silva, diversas ações desenvolvidas precisaram ser pausadas durante a pandemia, por serem realizadas com pacientes que pertencem aos grupos de risco. As entregas de próteses e órteses seguem ocorrendo, em quantidade reduzida para que não haja aglomeração de pessoas nos blocos da universidade. Desde o início de março mais de cem cadeiras de rodas foram entregues, de forma individual, aos usuários.

“As cadeiras entregues são um diferencial na vida das pessoas porque proporcionam mobilidade, independência e autonomia. Também sabemos que não tem como imaginar o sentimento dos amputados, mas compreendemos o quanto é importante oferecer um serviço humanizado e de qualidade para eles, afinal, a substituição do segmento corporal e o processo de adaptação são fundamentais para a sociabilidade e autoestima do paciente. Estamos felizes de seguir com nosso projeto”, conclui, Ângela.

Para saber mais sobre os serviços realizados no SRFis basta enviar mensagem para o número (51) 99789-4198 ou para (51) 99848-5529 através do WhatsApp.

 

Cadeiras de Rodas para entrega

Prótese de mão em etapa final de construção.

MENU PRINCIPAL