AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Na última quinta-feira, 16, o ano da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), começou de forma oficial para os colaboradores dos campi da instituição. Uma atividade interna de recepção foi preparada pela reitoria na sede, em Santa Cruz do Sul, especialmente para as equipes que atuam nos campi de Sobradinho, Venâncio Aires, Montenegro e Capão da Canoa. Além dos representantes de setores e da Associação dos Funcionários da Universidade de Santa Cruz do Sul (Afunisc). 

A programação iniciou com um almoço da Reitoria com os colaboradores, seguido de Roda de Conversa sobre Saúde Mental, conduzido pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), visitações aos setores da sede, coffee break e ginástica laboral.  

Uma das organizadoras do evento, coordenadora dos campi da Unisc e vice-reitora da instituição, Andréia Rosane de Moura Valim, classificou o momento como muito importante, já que a Unisc tem funcionários que não acompanham o dia a dia do conjunto da universidade e essa troca dos diferentes campi é fundamental. “Na sede temos a Secretaria Geral e a Central de Atendimento, e muitas demandas dos demais campi passam por aqui e acaba que os funcionários têm contato permanente conosco. Essa foi a oportunidade para todos se conhecerem pessoalmente e terem mais tranquilidade no dia a dia por agora saberem com quem estão falando”, ressalta a vice-reitora.  

Uma das atividades, a Roda de Conversa sobre Saúde Mental, teve o acompanhamento da professora que coordena o projeto de pesquisa de Saúde Mental na Unisc, Sílvia Areosa. Ela reforça a importância de falar sobre o tema saúde mental, principalmente com os profissionais da educação. “Nosso objetivo foi mostrar que todos temos problemas e precisamos socializar. Vamos sempre acolher e escutar as demandas, e ter empatia com quem está com alguma dificuldade”, explica.  

A professora defende que a implementação de ações e cuidados com a saúde mental nos espaços institucionais é fundamental, já que todas as pessoas tiveram as vidas afetadas de alguma forma pela Covid-19. “As rodas foram bastante produtivas e trouxeram várias demandas que vamos tentar atender na medida do possível”, finaliza a coordenadora. 

Luana Schweikart

Estagiária de Jornalismo - Gabinete da Reitoria, superviosionada pela jornalista Tatiane Luci Rodrigues MTE/RS 15154

Fotos: Tatiane Luci Rodrigues/Unisc

integração

MENU PRINCIPAL