AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Evento também comemora os 20 anos do programa 

Na noite do dia 25 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), comemorou o jubileu de 20 anos com a aula inaugural intitulada “Open Science: A química analítica na era da inteligência artificial”, com o fundador e diretor executivo da empresa de inovação analítica Open Science, Guilherme Post Sabin. O momento ocorreu na sala Living Vales, bloco 17.

Graduado em Química Industrial pela Unisc e doutor em Química pela Unicamp, Sabin ganhou em 2017 o Sir Charles Ellis Awards, prêmio de melhor cientista global da British American Tobacco (BAT), empresa onde trabalhava na época, pela criação de uma ferramenta de química analítica e quimiometria para a descoberta de sensorial, formulação, inteligência de cigarros e genética.

Em 2020, o cientista entrou para o universo das startups com a criação da Open Science, na qual decidiu sair da zona de conforto e levar para campo as bases teóricas das pesquisas que realizou. “Eu sempre gostei muito de trabalhar na indústria, mas sentia uma certa obrigação de levar para outras pessoas um conhecimento que não estava tão acessível. Me sinto sempre motivado a fazer alguma coisa nova, mesmo que eu saia um pouquinho da zona de conforto.”

Na palestra estava o egresso do PPGSPI e doutorando em Tecnologia Ambiental, Juscicleiton dos Santos, que falou sobre a expectativa de todo o aprendizado obtido com a temática da aula inaugural: “Como Engenheiro de Produção quero ter algumas ideias para desenvolver e colocar em prática dentro da Tecnologia Ambiental, especialmente na minha pesquisa de doutorado”, pontua. 

A coordenadora do programa, professora Rejane Frozza, também ressalta a diversidade de mestrandos matriculados ao longo dos vinte anos de atuação do PPGSPI, “o nosso curso é na área das Engenharias III, com foco na Engenharia de Produção, mas nós temos alunos de diversas áreas, nós temos alunos que vêm das áreas da Computação, da Administração, de todas as Engenharias”.

1X9A2667 1

A coordenadora do Programa, Rejane Frozza em sua fala de abertura.

Rejane também destaca que está confiante para enfrentar o desafio dos próximos anos, a partir da oferta do doutorado, aprovado recentemente pela Capes, “a gente preza muito pelo comprometimento que nós temos dentro do curso, de desenvolver pesquisas, que são pesquisas sérias, publicações de alta relevância, mas também com uma relação interpessoal muito próxima dos nossos estudantes, porque nós acreditamos que isso é essencial”, finaliza.

 

MENU PRINCIPAL