AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 Fotos: Felipe Nopes

 

 

O auditório do Memorial da Unisc foi palco da abertura oficial do 14º Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea & 4ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, ocorrido na noite desta quinta-feira, 24 de maio, e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, da Unisc. A mesa de honra foi composta pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; pela coordenadora do PPGD, Mônia Hennig Leal; pelo coordenador adjunto do PPGD, André Viana Custódio; e pela chefe do Departamento de Direito, Caroline Müller Bitencourt.

A palestra magna, que abordou o tema Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito, teve como convidadas as professoras Maria de Fátima Schumacher Wolkmer, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Santa Catarina, e Gina Vidal Marcílio Pompeu, da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ceará. O debatedor foi o professor André Custódio e a mediadora, a professora Marli Moraes da Costa, ambos da Unisc.

As atividades do evento iniciaram na manhã de quinta-feira, no local, com o painel Limites da Judicialização da Política, ministrado pelos professores Saulo de Oliveira Pinto Coelho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Matheus Felipe de Castro, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e Antônio Carlos Wolkmer, da Unesc e do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), tendo como debatedora e mediador os professores da Unisc, Caroline Müller Bitencourt e Hugo Thamir Rodrigues.

Na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, também no Memorial da Unisc, os professores Roger Raupp Rios, do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre/RS, e Francisco Lima Júnior, da Universidade Regional do Cariri (Urca), Ceará, conduziram o painel Desafios do Constitucionalismo Contemporâneo. O debatedor e o mediador foram os professores Jorge Renato dos Reis e Clovis Gorczevski, respectivamente, ambos da Unisc. Já nas dependências do bloco 53 da Universidade ocorre a 4ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos.

O evento tem por finalidade oportunizar à comunidade acadêmica em geral e aos alunos da graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu a reflexão e a ampliação do debate sobre Direitos Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. O seminário contou com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o apoio do Escritório de Projetos da Unisc, do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e do Observatório da Jurisdição Constitucional Latino-Americana.

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL