A professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Letícia Lorenzoni Lasta, participou recentemente da reunião interna do Grupo de Trabalho (GT) 37 — Políticas de Subjetivação e Invenção do Cotidiano — da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).
O encontro foi realizado no Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a coordenação da professora Dra. Beatriz Adura Martins, e teve como objetivo a apresentação e a discussão dos projetos e estudos desenvolvidos pelos pesquisadores que integram o GT, bem como o debate acerca das implicações da Psicologia frente às demandas emergentes da contemporaneidade.
Segundo Letícia Lasta, “o encontro possibilitou trocas qualificadas entre pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições de ensino, favorecendo o reconhecimento de demandas diversas relacionadas às realidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. A participação no GT reafirma a relevância das parcerias acadêmicas interinstitucionais como espaço de construção coletiva do conhecimento, fortalecimento da pesquisa e compromisso compartilhado com uma Psicologia socialmente implicada”, pontua.
O Grupo de Trabalho (GT) Políticas de Subjetivação e Invenção do Cotidiano da ANPEPP é um coletivo de pesquisa focado em investigar como os modos de ser e pensar (subjetividade) são produzidos pelas relações de poder, cultura e cotidiano. O GT analisa a produção do sujeito na contemporaneidade, focando em práticas de liberdade, resistências e criação de novas formas de vida.


