AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Mestranda Mariana Portela de Assis

Uma pesquisa realizada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Mariana Portela de Assis, tendo como orientadora Suzane Beatriz Frantz Krug e como coorientadora Hildegard Hedwig Pohl, analisou a relação entre as variáveis do perfil sociodemográfico, clínico e ocupacional de agricultores expostos a agrotóxicos com a presença de neoplasias hematológicas. Foram avaliados 72 agricultores em tratamento para neoplasias hematológicas em um centro de oncologia do interior do Rio Grande do Sul, dos quais a maioria foi do sexo feminino, com idade média de 63 anos.

Destaca-se, entre os achados encontrados na pesquisa o baixo nível de escolaridade dos participantes; o longo período de exposição aos agrotóxicos, assim como o início precoce nas atividades agrícolas; a não utilização de EPIs com frequência; e o grande número de agrotóxicos utilizados. Referente ao cultivo, houve uma grande proporção de produtores de tabaco e chamou a atenção a pequena quantidade de produtores de erva-mate, o que pode sugerir que na região onde há o cultivo dessa planta os números de neoplasias hematológicas são menores. Foi encontrada associação entre o cultivo de tabaco, região de saúde de residência dos agricultores e a existência da doença, sugerindo uma possível relação entre elas.

O estudo não teve a pretensão de comprovar a relação direta do uso e exposição a agrotóxicos com a presença de neoplasias hematológicas entre os agricultores. Os múltiplos fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida precisam ser considerados na origem da doença, porém, mostra-se importante atentar para os resultados da pesquisa, que apontam fatores do trabalho que podem contribuir para a presença dessas patologias.

Os pesquisadores envolvidos acreditam que os resultados foram importantes e evidenciaram que novas variáveis precisam ser investigadas e que mais estudos na área são relevantes para seja investigado a associação da exposição aos agrotóxicos com a presença das neoplasias hematológicas.

MENU PRINCIPAL