AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Profª. Elisabete R

Prof. Paulo Vitória

No ano de 2020, com a pandemia de covid-19, a internet aproximou as comunidades acadêmicas do mundo. E para os Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) da Unisc não foi diferente.

Juntos, promoveram o X Fórum de Discussão sobre Drogas, que foi realizado de forma on-line, no dia 5 de novembro, abordando essa temática numa interlocução Brasil e Portugal, sob a coordenação da professora Edna Linhares Garcia. Para tanto, o Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Grupad) convidou dois professores e pesquisadores portugueses, especialistas no tema. Ainda, para aprofundar o conhecimento sobre as diferenças e semelhanças dos Serviços de Saúde e das Políticas Públicas sobre a droga e drogadição, foram convidadas profissionais de saúde que atuam na rede pública do Santa Cruz de Sul.

A primeira mesa, O fenômeno das drogas na adolescência: interlocuções Porto (Portugal) e Santa Cruz do Sul (Brasil), contou com a presença da professora Elisabete Ramos da Universidade do Porto, que de Portugal socializou sua pesquisa sobre o consumo de substâncias por adolescentes portugueses. Em seguida, as pesquisadoras brasileiras e graduandas do curso de Psicologia da Unisc, Kamilla Mueller Gabe e Denise Vidal (Grupad) apresentaram dados e informações sobre o panorama da droga no Brasil, no Estado e no município, além dos resultados da pesquisa intitulada Narrativas de adolescentes sobre drogas e os Serviços de Saúde Mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul.

Esse encontro internacional possibilitou a discussão das semelhanças e diferenças entre os países, nas suas ações e demandas em saúde do adolescente em relação à droga e à drogadição. A mesa contou com a moderação da professora Analídia Rodolpho Petry (PPGPS-Unisc).

A segunda mesa, Desafios e possibilidades no cuidado da drogadição, dispôs da presença do professor Paulo Vitória, da Universidade Beira Interior (Portugal), que explanou sua pesquisa sobre tabagismo na realidade portuguesa. Para apresentar a realidade de Santa Cruz do Sul, integraram a mesa as profissionais brasileiras Psicóloga Veridiana Limberger, do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia), Psicóloga Cátia Paul, do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad III), assistente social Anelise Aprato, coordenadora da saúde mental de Santa Cruz do Sul, e a Psicóloga Rayssa Feldmann, mestranda do PPGPS Unisc e integrante do Grupad.

As convidadas discutiram sobre o modo como a saúde enxerga a questão da droga e da drogadição em relação à adolescência e suas estratégias de promoção de saúde, prevenção e tratamento. As trabalhadoras dos serviços de saúde mental comentaram também sobre a rotina dos serviços, enquanto a mestranda apresentou sua pesquisa.

A transmissão vivo no youtube está disponível nos llinks: https://youtu.be/7n3mcZphRbk e https://youtu.be/JEcofRC-iMg

 

MENU PRINCIPAL