AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Um novo pedido de registro de patente foi encaminhado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), referente à criação de patins movidos à propulsão mecânica. A invenção foi idealizada pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Daniel Augusto Hoppe, e pelo acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, Daniel Neumann.

Segundo os autores, a proposta consiste em um veículo de propulsão humana capaz de transformar energia potencial criada pelo usuário em energia cinética, ou seja, ao ter a força peso aplicada sobre o mecanismo, ela provoca o deslocamento desejado. “Necessitamos de novos métodos e tecnologias mais eficientes para geração de produtos e de serviços que atendam todas as necessidades, desde comunicação, alimentação, moradia, segurança, educação, saúde e também transporte”, aponta Hoppe.

De acordo com o docente, a Unisc está atenta e apta ao desenvolvimento de soluções de transporte ambientalmente mais amigáveis, contribuindo para um estilo de vida sustentável. “Nós, professores das Engenharias, incentivamos constantemente os alunos para pensar fora da caixa, gerar valor, questionar as antigas formas de pensar, solucionar com criatividade e empreender com novos processos e modelos de negócios. Só assim será possível formatar meios de competir, agregar e cooperar em ambientes empresariais”, destaca.

Para Neumann, cada projeto elaborado durante a graduação é uma oportunidade de demonstrar a capacidade de criar métodos, inovar sistemas e desenvolver novas lógicas sem medo de errar. “Como estudante de Engenharia Mecânica, ter desenvolvido um projeto digno de ser encaminhado para registro de patente é motivo de orgulho, o que demonstra que a Unisc forma alunos aptos a inovar”, salienta o estudante.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

 

*Publicado por Felipe Nopes

 

MENU PRINCIPAL