AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Fotos: Felipe Nopes

 

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) promoveu nesta quarta-feira, 25 de abril, no bloco 19 da Instituição, a palestraMelhores práticas para identificação, proteção e licenciamento de Propriedade Intelectual: da criação para o mercado. O evento foi conduzido pelo advogado, parecerista, agente da Propriedade Industrial e sócio do Escritório Leão Propriedade Intelectual, Milton Lucídio Leão Barcellos.

Após a palestra, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, fez a entrega do certificado de registro da primeira patente da Universidade, intitulada Meio de cultura para isolamento de enteropatógenos e apelidada de Agar Unisc. O documento foi recebido pelos autores, o bioquímico e ex-aluno da Unisc, Marion Pereira da Rocha, e o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sydney Hartz Alves.

O Agar Unisc foi criado para utilização em laboratórios de análises clínicas, mas também pode ser usado em análises de águas e de alimentos. O diferencial do produto é facilitar o achado de alguns gêneros de bactérias patogênicas, entre elas as principais causadoras de diarreias. As bactérias  Aeromonas e Plesiomonas, produtoras de enterotoxinas, assemelham-se muito a bactérias normais das fezes, quando são isoladas (achadas) através de meios de cultura convencionais. O uso do Agar Unisc irá aumentar a detecção desses achados e contribuir à ciência e à saúde da população em geral; determinará alterações nas rotinas microbiológicas em laboratórios; e permitirá traçar um perfil epidemiológico mais fidedigno.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL