AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) encaminhou duas coletâneas da saúde para averbação das obras junto à Fundação Biblioteca Nacional. Uma das coletâneas é Gamificação para educação em saúde, de autoria da professora Edna Linhares Garcia, em conjunto com as estudantes de graduação e pós-graduação, Kamilla Mueller Gabe, Letiane de Souza Machado e Rayssa Madalena Feldmann.  A elaboração da coletânea nasce a partir do trabalho do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (Grupad), no projeto intitulado Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul, cuja análise dos dados se deu a partir da proposta metodológica de Mary Jane Spink – produção de sentidos. A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2017 a 2020, com fomento do Ministério da Saúde, por meio do edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde.

Já a outra coletânea é denominada Estratégias de educação permanente em saúde na rede de cuidado à pessoa com deficiência, de autoria das professoras Suzane Beatriz Frantz Krug, Edna Linhares Garcia e Leni Dias Weigelt, acompanhadas pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação, Brenda Raddatz de Oliveira, Camila Dubow, Francielle Machado Foggiatto Friedrich, Guilherme Mocelin, Maria Carolina Magedanz, Mariana Portela de Assis, Morgana Pappen e Patricia Marcante Soares. O material foi desenvolvido em 2017-2018, em projeto de mesmo título, por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (Geps), sendo contemplado no Prêmio InovaSUS/2016 do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde. O projeto objetivou fomentar estratégias de Educação Permanente em Saúde (EPS), destinadas à implementação e consolidação dessa rede no território da 28ª Região de Saúde do RS, visando modificar e qualificar os processos de trabalho relacionados à atenção e à saúde das pessoas com deficiência.

Segundo destaca a coordenadora da NITT, Isabel Grunevald, o registro das obras autorais não é obrigatório de acordo com a legislação do tema. “No entanto, ao fazê-lo, os autores e titulares das obras recebem uma certificação pública de sua declaração de autoria ou titularidade sobre a obra intelectual", ressaltou.

Para mais informações sobre o tema, os interessados podem procurar o NITT, pelo fone (51) 3717-7516 ou pelo e-mail nitt@unisc.br.

MENU PRINCIPAL