AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Dois personagens já conhecidos por muitas crianças santa-cruzenses também estarão nos postos de saúde do município e serão o tema do Novo Cemai. Em parceria com o Hospital Santa Cruz e com a Unisc, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) passará a utilizar o anjinho Lino e a amiga Laila na caracterização de ambientes das unidades básicas e no Centro Materno Infantil que está sendo reformado. A assinatura para ceder o direito do uso de imagem ocorreu na manhã desta terça-feira, 10.

Criadora dos personagens e das histórias deles, a professora do curso de Pedagogia da Unisc e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany, conta que a ideia surgiu como uma forma de humanizar os espaços para as crianças dentro do hospital. “O Lino nasceu a partir da necessidade de tornar o espaço da pediatria mais lúdico e amigável. Quando chegam no hospital, as crianças já não estranham tanto o ambiente porque conhecem o personagem, seja por meio da escola ou dos livros”, salintou.

De acordo com a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, embora tenha apenas três anos, a marca já está consolidada dentro do hospital. “Agora, estender para a área pediátrica da Secretaria de Saúde dará uma visibilidade muito grande ao projeto. A Giana tem todo o mérito da criação. A gente se emociona, porque esse projeto deu outra paisagem à Pediatria do Hospital Santa Cruz. Alegrou o ambiente”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destaca que o objetivo é amenizar o sofrimento das crianças que precisam de atendimento e de distraí-las enquanto aguardam com seus pais. “É uma forma de prestigiarmos essas figuras que já foram adotadas pelas nossas crianças e levar esses símbolos da saúde infantil para todas as unidades”, revelou.

 

Quem são os personagens

Lino e Laila são personagens infantis criados em 2016 para auxiliar na humanização da Pediatria do Hospital Santa Cruz (HSC). Eles foram desenvolvidos pela professora do curso de Pedagogia da Unisc e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany. Já a arte foi feita pelo publicitário Bruno Seidel, da Assessoria de Comunicação e Marketing da Unisc. Seis livros já foram lançados para contar as aventuras de Lino e Laila: Lino, o anjinho travesso; O Natal de Lino e Laila; O Mistério do Quebra-Cabeça; Qual animal você seria; Brinquedos que viajam no tempo; Lino nos 110 anos do Hospital Santa Cruz.

MENU PRINCIPAL