AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Professoras dos cursos de Educação Física e Nutrição reúnem dicas para aumentar a imunidade no período de quarentena

A saúde está diretamente associada à funcionalidade dos sistemas do corpo, entre eles o sistema imunológico - que é a defesa contra bactérias, fungos ou vírus que podem causar doenças. Mesmo com as medidas de reclusão sendo adotadas para controlar o Coronavírus (COVID-19), é importante atentar, para além da higiene, com a qualidade de vida. Afinal, manter o corpo saudável é indispensável para fortalecer o sistema imune.

Fabiana Assmann Poll, professora do curso de Nutrição da Unisc, explica que um padrão alimentar saudável pode melhorar a imunidade, mas que também é necessário praticar exercícios físicos, ter qualidade de sono e controlar o estresse: “escolhas alimentares saudáveis proporcionam maior integridade do organismo e favorecem respostas metabólicas, dentre elas a imunológica. Só que é preciso compreender nosso corpo como um todo”.

Reforçando a prática de atividade física como uma aliada da boa alimentação, Sâmara Bittencourt Berger, professora do curso de Educação Física, lembra que apesar da quarentena é necessário se manter em movimento: “a atividade física regular promove um aumento das células linfócitos, que têm como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus, por exemplo. Mesmo estando em casa é preciso praticar exercícios", destaca.

Além disso, para ajudar a adotar hábitos mais saudáveis, as professoras elencaram algumas dicas que contribuem para o bom funcionamento do corpo, confira:

- Inclua nas refeições diárias pelo menos 5 porções de frutas e vegetais coloridos, que são fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e compostos bioativos. Todos os alimentos são importantes e não existe um único alimento que resolva ou promova a saúde as pessoas.

- Alimente-se com diferentes grupos de alimentos, como cereais e tubérculos, grãos, sementes, leguminosas, carnes, ovos, alimentos lácteos, além das frutas e vegetais coloridos, pois, cada um possui nutrientes para a manutenção da saúde. Claro que cada um tem suas necessidades, podendo ter escolhas alimentares ou problemas de saúde que limitem o consumo dos grupos de alimentos, mas para esses casos existem orientações específicas e substituições adequadas com orientação profissional.

- Vitaminas A, D, E, C, B6, B12 e ácido fólico são importantes para o sistema imune, atuando em diferentes mecanismos. Em geral elas estão presentes em vegetais verdes escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjados, nas frutas cítricas, na banana, abacate, cereais integrais, tubérculos (ex: batata doce), feijões, carnes, leite e ovos.

- Os minerais envolvidos nos mecanismos de ação do sistema imunológico são zinco, selênio, ferro, cobre e magnésio, presentes em alimentos como amêndoas, castanhas, amendoim, sardinha, sementes de abóbora, gergelim, linhaça, banana, carnes, aveia, feijões, folhas verdes escuras. 

-  Mantenha-se hidratado e beba água de forma adequada!

- Consuma probióticos e prébioticos, pois, a integridade funcional do intestino é fundamental para o sistema imunológico. Os alimentos prebióticos, são fontes de fibras alimentares, presentes em frutas, vegetais, cereais, leguminosas, banana (menos madura), alho, alho poró, cebola, cevada, centeio, trigo, tomate, chicória. Já os probióticos estão representados por alimentos ou produtos que contém em sua composição lactobacillus e bifidobacterium, que favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal. 

- Cuide da higiene pessoal e da manipulação de alimentos. Essa medida preserva nossa condição de saúde, evitando a queda da imunidade. É importante lavar as mãos ao manipular os alimentos e, também, não falar, cantar, tossir ou espirrar em cima deles.

-  Evite passar tempo demais parado, em frente ao computador, celular ou televisão.

- Pratique atividade física mesmo em casa: no Youtube estão disponíveis diversas aulas de práticas físicas para realizar em casa. Também é válido dançar, pular corda ou praticar Ioga.

MENU PRINCIPAL