AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O equipamento, adquirido com recursos oriundos da Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Sul, vai proporcionar mais agilidade nos resultados dos testes para Covid-19, auxiliando no enfrentamento da pandemia.

Foto: Divulgação

Desde o mês de abril a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza em seus laboratórios as análises dos testes para Covid-19 em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal. Agora, com a aquisição de um equipamento para a extração de ácidos nucleicos, será possível ampliar a capacidade de exames analisados ao dia e, desta forma, entregar os resultados de forma mais ágil aos pacientes. A ação integra o plano de enfrentamento da pandemia.

O equipamento, utilizado para extrair o RNA do SARS-CoV-2, foi adquirido pela Unisc através de recursos do Ministério Público, mediante um Termo de Cooperação entre a Universidade e a Secretaria de Saúde do Município. O objetivo é realizar as testagens da população em maior escala, com a expectativa de que haja um aumento considerável na capacidade de análises ao dia. A extração manual de RNA leva em torno de três horas para um conjunto pequeno de amostras, enquanto com o Extrator o tempo é de uma hora para um conjunto maior de amostras.

“A parceria firmada entre a Universidade e a Secretária de Saúde Municipal beneficia a nossa comunidade, na busca pela saúde e segurança da população. Sabemos que a redução no tempo dos resultados dos testes para Covid-19 é essencial no combate à pandemia, pois essas respostas auxiliam os profissionais da saúde a tomar as melhores decisões e a mapear os possíveis contágios. Certamente, o equipamento será de grande importância para potencializar o trabalho conjunto”, aponta a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

MENU PRINCIPAL