AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Resultado de um trabalho de intervenção social realizado para a conclusão do curso de pós-graduação em Produção Fotográfica e Audiovisual, da Unisc, a fotógrafa Elisangela Johann produziu a exposição fotográfica O rural através das mulheres. A exposição está aberta até dia 31 de março, no hall de entrada da Prefeitura de Vera Cruz, de segundas às sextas-feiras,  das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h, e ocorre no mês significativo para as discussões da situação da mulher na sociedade.

São 17 imagens que retratam a vida doméstica e o trabalho de 18 mulheres de quatro famílias de Vera Cruz, explorando sua condição de mães, avós, filhas, agricultoras, funcionárias e lideranças. São três gerações presentes nas imagens que exibem fragmentos do dia a dia familiar e de trabalho com o cultivo do tabaco e de hortaliças, o manuseio do gado leiteiro, a produção de melado e rapadura e o trabalho doméstico. A diversidade de atividades desempenhadas e o protagonismo feminino são destaques nas fotografias, que dão luz, ainda, às práticas culturais desse grupo social e da região em que vivem. Elisângela procurou exibir esse universo, composto também pela ternura presente nas relações dessas mulheres com seu entorno.  

A fotógrafa produziu as imagens no segundo semestre de 2019, a partir de idas às propriedades rurais onde vivem as mulheres fotografadas. A pesquisa e o trabalho de campo de Elisângela foram orientados pela professora da Unisc, Ângela Felippi, e a exposição tem o apoio de Emater, do laboratório SystemProlab, de Elisangela Johann Estúdio Fotográfico e da Unisc.

 

Mulheres presentes na mostra:

Produção de Fumo
Anna Maria Baumgarten
Claudia D. P. Kopp
Dolores Fishborn
Marlene T. Baumgarten Spies
Mariza Pitrowsyk Rieck

Produção de gado leiteiro:
Angelita Bullerjahn Hermes
Milena Cristina Hermes
Manuela Carolina Hermes
Leoni Bullerjahn
Juliana Bullerjahn Mazuin
Rafaela Mazuin

Produção de verduras
Marci Blank Oliveira
Nelita Blank
Débora Oliveira
Eduarda Blank

Produção de Melados e rapaduras
Dais Daniele Shcubert
Glades Henn Schubert
Melita Borre Henn

MENU PRINCIPAL