AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 Divulgação

Nos dias 10 e 11 de outubro, ocorreram na Unisc o 6º Seminário Cientifico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc: interdisciplinaridade na promoção da saúde e o 9º Fórum de Discussão sobre Drogas: construindo narrativas.

O primeiro evento teve concepção interdisciplinar e apresentou diferentes olhares na investigação da complexidade e da articulação dos objetos de estudo que envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações, favorecendo a reflexão, a inovação, o registro e as práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento. O seminário foi coordenado pelas professoras Silvia Isabel Rech Franke e Suzane Beatriz Frantz Krug.

Já o segundo evento é desenvolvido na Unisc desde 2010 a partir da pesquisa A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul, que atualmente se desdobra no estudo Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul, o qual compõe o PPSUS-Fapergs e mantém parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – Programa de Saúde na Escola (GTI M-PSE). As coordenadoras do fórum foram as professoras Edna Linhares Garcia e Jane Dagmar Pollo Renner.

A solenidade de abertura dos eventos foi realizada no dia 10 de outubro, no Auditório Central da Unisc. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tadeu de Paula Souza, proferiu a palestra Estratégias em promoção da saúde mental no SUS: realidade e desafios na atualidade.

Durante os dois dias ocorreram momentos culturais, apresentações de pôsteres (com premiação no último dia) e diversas mesas-redondas sobre os temas Residência Multiprofissional em Saúde no Contexto da Interdisciplinaridade; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: ações na Rede de Atenção à Saúde; Ações Interdisciplinares na Atenção à Obesidade em Escolares; População LGBTTQ, Gênero e Biotecnologias: estudos brasileiros e americanos, entre outros. Em todas as mesas-redondas participaram egressos, mestrandos e doutorandos, docentes e representantes dos serviços de saúde e de educação da comunidade.

Em paralelo às demais atividades do dia 11 de outubro, foi realizada a gincana com escolares, no Memorial da Unisc, com as seguintes atividades: caça ao tesouro e fanzine, mapa de rede de saúde e quiz, ações lúdicas e premiação às equipes de escolares.

MENU PRINCIPAL