AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Fotos: Felipe Nopes 

 

Numa promoção da Unisc e da Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul Luz Azul, será realizada a 2ª edição do evento Autismo em Abril. O encontro ocorre nesta sexta e sábado, dias 12 e 13 de abril, no Auditório Central da Unisc.  Haverá palestras com especialistas, roda de conversa com pessoas com autismo e Jornada Pandorga de Autismo para o auxílio e capacitação de familiares, cuidadores e profissionais que convivem e lidam com pessoas com autismo.

A taxa de inscrição é R$ 25 e pode ser feita pelo e-mail luzazul.autismo@gmail.com. Na sexta-feira a programação inicia às 13h30 e no sábado às 8 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo link https://luzazulautismo.blogspot.com/p/pagina-inicial.html

 

Atividade física adaptada para autistas na Unisc

A Unisc desenvolve gratuitamente, desde 2014, através do Departamento de Educação Física e Saúde e do curso de Educação Física, o projeto Atividade Física Adaptada para Autistas, que mistura exercícios e brincadeiras que estimulam o raciocínio, o contato físico e a convivência social entre os autistas, beneficiando atualmente 59 crianças e seus familiares

 De acordo com a coordenadora do projeto, professora Samara Bittencourt Berger, as atividades ocorrem por meio de sessões de Educação Física semanais, sendo duas realizadas na piscina, com estímulos e exploração do meio líquido e duas sessões no ginásio pedagógico. “Justifica-se a proposta desse projeto diante responsabilidade social da Educação Física como componente curricular inclusivo. Não se concebe mais pensar a Educação Física adaptada desvinculada da educação geral de pessoas com necessidades educativas especiais”, salientou.

 Para a educadora, momentos pedagógicos estruturados em ambientes e materiais que favoreçam as manifestações socioafetivas revelam contribuições significativas e positivas para as pessoas com diagnóstico de autismo. “Esse conjunto de manifestações decorrentes das atividades trabalhadas e exploradas com torna plausível uma melhor qualidade de vida dos participantes na escola e com os familiares”, acrescentou.

MENU PRINCIPAL