AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Na última quarta-feira, 16 de outubro, o Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, de Montenegro, recebeu a equipe do projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes. Esta foi sua primeira inserção no município e atendeu a quase 500 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. As atividades foram realizadas em dois turnos, com a participação de oito professores da Unisc, e cada turma foi atendida duas vezes, resultando em 30 palestras e oficinas no total. Entre elas estavam Questões de Enem Matemática; Direitos Fundamentais; Empreendedorismo; Importância do empreendedor e o mercado de trabalho; Adolescência – fase crítica; Educação financeira; Da concha à internet; O que você vai ser quando crescer?; e Fake news.

De acordo um dos coordenadores do projeto, professor Hélio Etges, “a repercussão foi muito positiva junto aos alunos e aos professores e a direção da escola deixou as portas abertas para que retornemos com estas e outras palestras e oficinas no próximo ano”. Segundo Etges, conhecer este educandário, assim como todos os demais que foram atendidos pelo projeto até o momento, foi fundamental. “Isto porque deu uma dimensão e uma leitura da importância dos trabalhos do Conexão junto ao público escolar. Além dos conhecimentos que levamos, aprendemos muito em cada escola em benefício do projeto, da Universidade e de cada professor”, ressaltou.

O docente lembrou também que, no caso desta semana, foi relevante a mediação da coordenação da Unisc Montenegro para que “tirássemos o melhor proveito nos trabalhos em cada sala onde faríamos nossas falas. O auxílio dado foi desde os primeiros contatos com a direção da escola, passando pelo fechamento da programação, a fim de atender melhor os interesses dos alunos, até o acompanhamento feito na última quarta-feira junto ao colégio”.

Nas palestras e nas oficinas realizadas na escola trabalharam quatro professores coordenadores do projeto e outros quatro que atuaram como parceiros ao atenderam a demandas específicas sugeridas pelo educandário. O projeto Conexão, vinculado ao Programa Unisc-Escola, leva conhecimentos de cursos como Direito, Comunicação Social, Matemática, Arqueologia, Ciências Biológicas, Administração, Ciências Contábeis e Psicologia para os diversos públicos de escolas públicas e privadas.

MENU PRINCIPAL