AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Egressa do curso de Comunicação Social da Unisc (Jornalismo), em 2014, Laura Gomes da Silva ganhou uma bolsa para empreender em Portugal. Durante a graduação, participou de diversas oportunidades oferecidas pela Universidade para expandir os seus conhecimentos em outros países. Com o apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, do curso de Comunicação Social e da professora de italiano, Marilva Parisotto, a jovem teve as primeiras experiências internacionais, com a realização de um intercâmbio em Portugal e dois na Itália.

A oportunidade de empreender em Portugal surgiu a partir da inscrição no StartUp Voucher, que é uma das medidas da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo para incentivar projetos empresariais em fase de ideia. Laura já mora no país desde 2016, quando se mudou de Santa Cruz do Sul para Covilhã, no interior de Portugal, para cursar mestrado na Universidade da Beira Interior.

Foi na Covilhã que conheceu Manoela Nogueira, gaúcha que se mudou para Portugal e foi sua colega no mestrado. Juntas, perceberam interesses em comum e criaram o projeto da PYX Comunicação, uma plataforma com cursos de comunicação turística e consultorias. Após uma seleção que incluía a construção da ideia de negócio e um vídeo pitch, o projeto foi aprovado.

As gaúchas conquistaram duas bolsas, o que garantiu dedicação exclusiva para iniciar as atividades e empreender em Portugal. Através do apoio do StartUp Voucher, elas são cofinanciadas pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Compete2020, Portugal 2020, e pelo Fundo Social Europeu (FSE). A participação nesta iniciativa também garantiu a incubação do empreendimento e a escolha de um mentor para auxiliar a dupla.

Até o momento, Laura e Manoela lançaram uma aula gratuita sobre comunicação turística com o objetivo de enfatizar a importância da comunicação para o setor turístico. O vídeo, que está disponível no canal da PYX Comunicação no Youtube e já conta com mais de 200 visualizações, aborda conceitos de turismo e comunicação, além de exemplos de comunicação turística. 

Sobre a PYX Comunicação

A PYX Comunicação é uma plataforma de cursos de comunicação turística. O projeto, que está em fase de desenvolvimento do modelo de negócios, é auxiliado pela Incubadora A Praça, do município do Fundão (Portugal), e tem como mentor João Santos, da Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT). Com a plataforma, a PYX Comunicação visa auxiliar empreendedores do setor turístico a comunicarem os seus negócios.

Enquanto a plataforma não está finalizada, a PYX Comunicação prevê divulgar conteúdos para auxiliar no entendimento da comunicação turística nas suas redes sociais. A aula gratuita é o primeiro conteúdo disponibilizado, mas outros já estão planejados para contribuir com o setor turístico português. 

A PYX Comunicação também oferece consultoria para auxiliar os alunos a colocarem os conhecimentos em prática, além de realizar um evento semestral para networking entre os próprios alunos. Mais informações em: https://pyxcomunicacao.com/.

 

Laura Gomes (esquerda) e Manoela Nogueira

MENU PRINCIPAL