AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Com o objetivo de promover uma aproximação entre os  estudantes de mestrado e doutorado em Promoção da Saúde com as possibilidades de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) convidou duas doutorandas para apresentarem as experiências de intercâmbio internacional. As doutorandas Letícia Welser e Diene da Silva Schlickmann - já mestras pelo Programa - falaram para os alunos da disciplina de Estilo de Vida e Saúde da Família e do Escolar do PPGPS. 

Em uma apresentação em Língua Inglesa, a doutoranda Letícia Welser inicialmente falou sobre a pesquisa, realizada ainda durante o mestrado, trazendo resultados com dados de crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul, comparados a uma amostra internacional padronizada, de diversos países. 

Letícia contou sobre o intercâmbio de um mês na cidade de Vancouver/Canadá, no intuito de realizar um curso para aprimorar o inglês. Ainda, a visita técnica de 21 dias na Michigan State University, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Na oportunidade, a doutoranda fortaleceu os laços de parceria acadêmica com uma pesquisadora americana e a acompanhou em diversas atividades incluindo aulas de graduação, palestras e na rotina nos laboratórios que lá coordena. “Todos deveriam ter a oportunidade de conhecer outros países, diferentes línguas e culturas. Para mim o meu intercâmbio foi uma experiência maravilhosa e a realização de um grande sonho”, relata Letícia. 

Já a doutoranda Diene da Silva Schlickmann, realizou a palestra na Língua Espanhola, explanando sobre a colaboração que teve com a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) para a coleta de dados com praticantes de exercícios físicos em centros fitness de Madri/Espanha para a tese de doutorado. 

Na oportunidade, a doutoranda falou sobre a experiência e os desafios em realizar uma pesquisa internacional. Diene enfatizou ainda que o intercâmbio foi fundamental para ampliar a compreensão sobre alguns fatores relacionados à pesquisa que desenvolve, além de aprimorar o espanhol. 

Segundo Diene a vivência com esse intercâmbio não se restringiu ao meio acadêmico, mas também possibilitou incríveis experiências pessoais e profissionais. “Hoje sou uma pessoa totalmente transformada, com uma visão mais ampliada do conhecimento e mais confiante de mim mesma.” 

Kamila Mansour, que está iniciando o mestrado e é aluna da disciplina, observou que ver colegas contando sobre experiências próprias é um grande incentivo. “Ainda, saber que é possível fazer parte da formação no exterior e que isso irá enriquecer e diferenciar nosso currículo, tenho muita vontade de vivenciar isso”. Kamila ainda frisou a importância do apoio e do incentivo do corpo docente do PPGPS para possibilitar estas experiências. 

As professoras da disciplina de Estilo de Vida e Saúde da Família e do Escolar, Silvia Isabel Rech Franke e Cézane Priscila Reuter, ressaltaram que aproximar os alunos destas experiências é uma maneira de mostrar as possibilidades que o PPGPS oferece para uma vivência de intercâmbio internacional e incentivar novas colaborações e parcerias internacionais. 

MENU PRINCIPAL