AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Fotos: Divulgação

 

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Maria Cristina Rigão Iop, realizou diversas atividades de mobilidade acadêmica em Portugal, no período de 9 a 23 de maio. A primeira delas foi a participação na Challenges 2019 – 11ª Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, que ocorreu de 13 a 15 de maio, na Universidade do Minho (UMinho). O evento completou 20 anos de existência e trouxe como temática Desafios da Inteligência Artificial.

Organizada a cada dois anos pelo Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação da UMinho, a Challenges discutiu os desafios que as mais recentes inovações tecnológicas representam para a educação. Segundo a aluna, foram propostas reflexões acerca da inteligência artificial (IA) como grande aliada da escola, apontando para um futuro com experiências personalizáveis, adaptadas às singularidades de cada um, em que o professor é o mediador do processo de aprendizagem.

No dia 14 de maio, representando o Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas (Gaia) da Unisc, Maria Cristina apresentou o trabalho Redes de Aprendizagem: ontoepistemogênese de professores na interação com tecnologias digitais.

Ela também reencontrou os professores Rosa Maria Fontes (Universidade de Vigo – Espanha) e Jorge Collus (UMinho – Portugal), integrantes da equipe portuguesa do projeto Tea complex: plataforma digital tátil para sujeitos diagnosticados com transtornos do espectro autista, do Gaia/Unisc. Na oportunidade, compartilharam experiências sobre a vida acadêmica de cada um (estudantes de doutorado).

“Estive em constante contato com a minha coorientadora, professora Lia Raquel Oliveira, aprofundando as reflexões acerca de minha tese. Também acompanhei as atividades acadêmicas desenvolvidas por ela com os alunos da UMinho. Nesse processo, assisti às apresentações de trabalhos de final de semestre de estudantes da universidade e dos visitantes do programa Erasmus, vivenciando um pouco da experiência de mobilidade acadêmica que existe entre os países da Europa, no caso Grécia, Hungria e Espanha”, relata Maria Cristina.

Neste período, a doutoranda recebeu o aceite do artigo Wikipédia: uma experiência de autoria, enviado para o 15º Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, que acontecerá de 4 a 6 de setembro, na Universidade da Corunha, na Espanha. “Esse artigo é de minha autoria, com orientação dos professores Lia Oliveira (UMinho) e Felipe Gustsack (Unisc), e será apresentado por videoconferência”, salienta.

Para Maria Cristina, as experiências vividas em Portugal foram enriquecedoras. “Conheci inúmeras pessoas e lugares e me entrosei com os costumes e hábitos portugueses. Acredito que toda essa caminhada tenha servido para o fortalecimento do meu modo de pensar e de ver o mundo. Desejo que muitos sejam os alunos e os professores que possam ter oportunidades semelhantes, pois é sempre um aprendizado sem igual”, afirma.

MENU PRINCIPAL