AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 Fotos: Divulgação Anped

 

 

Foi realizado, nos dias 12 e 13 de junho, na Faed/Udesc, em Florianópolis (SC), o 1º Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação (Coneped). O encontro, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e pelo Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae), teve como objetivo a troca de experiências entre editores e a interlocução com renomados especialistas no assunto, visando discussão, conhecimento e aprofundamento de políticas de qualificação e principais indexadores da área de humanidades.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc esteve representado pela professora Cheron Moretti, uma das editoras-chefes da Reflexão e Ação(periódico do Departamento de Educação, avaliado pela Capes no estrato B1). Com uma vasta e intensa programação, o congresso debateu os paradoxos das revistas na área da Educação, as questões éticas nos periódicos científicos e as tendências SCielo para as áreas de Ciências Humanas e Educação, além de outros indexadores.

Outros dois momentos importantes de discussão foram a reunião do Fepae com a Coordenação de Área da Capes, representada pelo professor Ângelo Souza, e a mediação da coordenadora da Anped, professora Andréa Gouveia. “Na oportunidade, foram apresentadas informações gerais sobre o ‘novo Qualis’ e o processo de avaliação colaborativa, formada por uma comissão ampla de 141 membros, vinculados a mais de 100 programas de pós-graduação em Educação, na primeira etapa, e uma comissão de arbitragem, na etapa final”, conta a professora Cheron.

De igual relevância, no congresso, reuniu-se a Fepae Regional Sul, que teve como tema central a participação com proposição regimental na 39ª Reunião Nacional da Anped, que ocorrerá no final de outubro, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

MENU PRINCIPAL