AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foi realizado na Unisc, no dia 14 de março, o 1º curso sobre Cosméticos Naturais, ministrado pelas professoras Chana de Medeiros da Silva, Júlia Leão e Valéria Louzada Leal. Houve a participação de 19 alunas que, além de conhecimentos teóricos sobre definições e diferenças entre cosméticos naturais e orgânicos, legislação, certificações e atualizações sobre o mercado cosmético, tiveram a oportunidade de produzir suas próprias formulações. “O curso reafirmou que a essência dos nossos cuidados pessoais está enraizada na natureza, na relação íntima com plantas, animais e o ambiente. Pude me abastecer de informações legislativas e burocráticas que envolvem o setor, além de ter mais inspirações de como me inserir nesse mercado de tamanho potencial, que é o da beleza natural”, disse a aluna do curso Paula Hoffmann Figueiredo, tecnóloga em Estética e Cosmética e idealizadora da Cosmessência.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a 4ª posição no mercado cosmético mundial. Um levantamento realizado pela Associação, em parceria com o Sebrae, mostra que uma das tendências do setor é a aposta em produtos com ingredientes naturais e orgânicos que apresentem métodos de produção ambiental e socialmente amigáveis. Essa tendência de mercado tem muita relação com a preocupação e os novos hábitos de saúde e beleza dos consumidores. Isso porque muitos cosméticos convencionais contêm ingredientes que apresentam relação com alergias de pele e mucosas, problemas hepáticos e renais e até mesmo reprodutivos, além de conterem substâncias conhecidas como disruptores endócrinos, representando diversos danos à saúde humana e ambiental, mencionou Valéria Leal.

Segundo Julia Leão, muitos desses ingredientes são adicionados de maneira a conferir determinadas características ao produto, como, por exemplo, consistência, conservação, fragrância, entre outros. “Entretanto, atualmente já existem ingredientes substitutos menos agressivos e que ainda garantem as mesmas características e qualidade do produto cosmético”, frisou. Esse foi o primeiro curso sobre a temática aqui em Santa Cruz do Sul. Levantamos alguns questionamentos e repassamos conceitos e informações básicas, mostrando que existem outras possibilidades e escolhas dentro da área de cosmética, ressaltou a coordenadora do evento, professora Chana da Silva.

O curso contou com a parceria do Aflora - Salão de Beleza Consciente, da Vimontti e da Pra Vida Produtos Naturais de Santa Cruz do Sul.

Turma do curso Cosmeticos Naturais

Valéria, Chana e Julia

Aula prática de formulações de cosméticos naturais

MENU PRINCIPAL